Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura entrega matrículas de imóveis para mais dois bairros

Na manhã desta terça-feira, 11 de agosto, o prefeito Jonas Donizette realizou na Sala Azul, mais uma entrega de matrículas para dois bairros dentro do Programa de Regularização Fundiária desenvolvido em Campinas.

A entrega foi feita simbolicamente, em razão da pandemia do novo coronavírus, para sete moradores do Conjunto Habitacional Parque Floresta e do Núcleo Residencial Jardim São Charbel.

Ainda nesta semana serão entregues os 481 documentos para todas as famílias desses dois bairros.

A matrícula do lote, um documento oficial emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis em nome das famílias, é o título de propriedade e formaliza que a pessoa é proprietária do bem.

Este documento garante às pessoas reconhecimento jurídico, podendo contratar financiamento junto a bancos como Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, para fazer melhorias nos imóveis, ampliar e deixar como herança para os filhos. O documento também valoriza o imóvel na hora de uma possível venda.

O prefeito Jonas Donizette destacou o significado da regulamentação. “Têm coisas que são simbólicas, têm uma representatividade. Essas escrituras que vocês recebem hoje também representam a passagem a uma outra etapa. Vocês tiveram uma luta para chegarem até aqui e agora têm essa regulamentação da moradia.”

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Vinicius Riverete, ressaltou o exemplo desse trabalho. “As prefeituras de todo país, grandes e pequenas, têm procurado a Cohab de Campinas pra seguir o nosso modelo.”

Reinaldo Vieira Brito representou os moradores expressou sua gratidão. “Gostaria de agradecer ao nosso prefeito, Jonas Donizette por esse trabalho maravilhoso em colocar à frente essa regularização”, ressaltou.

Participou também da entrega o vereador Edison Ribeiro, neste ato representando a Câmara Municipal.

Sobre os bairros

O Conjunto Habitacional Parque Floresta foi planejado e implantado na década de 1980 como um futuro conjunto habitacional.

Porém em 1986, com o fechamento do Banco Nacional da Habitação (BNH), o projeto foi inviabilizado e os lotes foram comercializados como lotes urbanizados.

Em 1990, ocorreram enchentes na região da Rua Moscou que desabrigaram muitas famílias e 402 delas foram para o Parque Floresta.

O bairro dispõe de rede de abastecimento de água potável, sistema de coleta e esgotamento sanitário, rede de energia elétrica domiciliar e de iluminação, coleta de lixo, transporte coletivo e entrega de correspondências.

O Núcleo Residencial Jardim São Charbel, anteriormente denominado Núcleo Residencial Primavera, resulta de uma ocupação sobre área particular localizada entre os loteamentos Jardim Adhemar de Barros e Jardim Esplanada. A área foi ocupada por cerca de 75 famílias da própria região.

Atualmente o núcleo conta com rede de abastecimento de água potável, sistema de coleta e esgotamento sanitário, rede de energia elétrica domiciliar, iluminação pública, coleta de lixo, transporte coletivo e entrega de correspondências.

O atual presidente da associação de moradores é o senhor Reinaldo Vieira Brito.

50214595151_32f1c4fa09_351x263