✅ Ação encerra espera de mais de 30 anos e integra o cronograma de entregas previstas para os 100 Primeiros Dias de Governo
👏 Na noite desta quinta-feira, 13 de fevereiro, no CEI Maria José Gonçalves, entregamos 173 matrículas de imóveis às famílias do Núcleo Residencial 28 de Fevereiro. A ação encerra uma espera de mais de 30 anos e integra o cronograma de entregas previstas para os 100 Primeiros Dias de Governo.
📑 A matrícula do imóvel, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, confere ao proprietário segurança jurídica e oficializa sua posse. Esse registro não só viabiliza melhorias na propriedade, como também garante maior estabilidade às famílias beneficiadas.
🎙️ “Hoje é um dia muito especial, e quero compartilhar com vocês um caso curioso. Há muito tempo, um cartório de registro de imóveis do Rio de Janeiro tinha uma frase muito interessante escrita: ‘Quem não registra, não é dono.’ E é o registro que realmente consolida a propriedade. Hoje, estamos entregando 173 registros, e isso representa uma verdadeira transformação. Campinas é referência nacional em Regularização Fundiária. Tanto que, nesta semana, recebemos a visita da Cohab de Ribeirão Preto, que veio até aqui para conhecer de perto nosso processo, entender todas as etapas e ver como conseguimos realizar a regularização com tanta rapidez..”, destacou o o Secretário de Habitação e Presidente da Cohab Campinas, Arly de Lara Romêo.
🎙️ “Estou aqui com vocês neste momento tão especial para todos nós. Hoje, estamos pegando nossa matrícula, e, a partir de agora, vocês são oficialmente donos da sua casa, do seu terreno. Isso nos traz muito mais segurança! Muita gente duvidou, achou que isso nunca aconteceria, mas aqui está a prova de que, com persistência e dedicação, conseguimos!.”, falou o presidente do bairro Admilson Fevereiro.
“Hoje é um dia de muita emoção para mim. Esperei por esse momento por tantos anos, e agora, com a escritura em mãos, sinto uma felicidade que não cabe no peito. Agradeço a todos que tornaram isso possível – a Prefeitura, a Cohab, a Secretaria de Habitação e cada pessoa que lutou para que esse dia chegasse. Agora, posso dizer com orgulho: minha casa é minha de verdade!.” disse o morador “Tião” Sebastião Brito de Oliveira.
✅ História do Núcleo Residencial 28 de Fevereiro
A ocupação teve início em meados de 1992, quando famílias migrantes de diversas regiões do País ocuparam áreas particulares do Bairro de Viracopos, e ali começaram a edificar moradias precárias. Com o decorrer do tempo, a ocupação foi sofrendo constante adensamento de moradias, e as famílias ali foram estabelecendo laços afetivos, familiares e sociais, sentimento de pertencimento com o local e firmando relações de trabalho na região do entorno da ocupação.
Após décadas de espera, a regularização fundiária do bairro trouxe melhorias essenciais, como rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.
Estiveram presentes o vereador Rodrigo Farmadic; o secretário Adjunto da SEHAB Edgar Diniz; diretor de regularização fundiária Lucas Bonora; da empresa Usucampeão Alexandre Romano; o presidente do bairro Admilson Fevereiro e demais convidados.
📑 Regularização Fundiária: um programa recorde
Desde 2021, a Prefeitura de Campinas, por meio do maior programa de regularização fundiária em andamento no Brasil, já entregou mais de 20.000 matrículas de imóveis. Esse programa tem transformado a realidade de comunidades historicamente esquecidas oferecendo dignidade, cidadania e segurança jurídica para milhares de famílias.
😀 Atualmente, cerca de 1.700 matrículas aguardam liberação pelos cartórios e devem ser entregues ainda neste ano. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em promover inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos campineiros.
👉 A entrega no 28 de Fevereiro representa mais um passo em direção a uma cidade mais justa e regularizada, reafirmando o compromisso de reduzir desigualdades e fortalecer a segurança habitacional.
📸 Fotos: Toninho Oliveira / Texto: Carlos Braganholo – Coordenador de Comunicação da COHAB Campinas/SP







