👏😃 Prefeitura e Sehab entregam 67 matrículas de imóveis no Loteamento Jardim Uruguai

Ação encerra espera de mais de 50 anos e integra o cronograma de entregas previstas para os 100 Primeiros Dias de Governo

✅ Na noite desta terça-feira, 18 de março, no Jardim Uruguai, entregamos 67 matrículas de imóveis às famílias do Loteamento Jardim Uruguai. A ação encerra uma espera de mais de 50 anos e integra o cronograma de entregas previstas para os 100 Primeiros Dias de Governo.

A matrícula do imóvel, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, confere ao proprietário segurança jurídica e oficializa sua posse. Esse registro não só viabiliza melhorias na propriedade, como também garante maior estabilidade às famílias beneficiadas.

💬 “A regularização fundiária traz dignidade e paz. É impressionante observar a diferença entre o antes da regularização e o depois da entrega da escritura. Quando vocês recebem a escritura em mãos, no dia seguinte já começam as melhorias no imóvel. Tudo melhora! Além disso, o poder público chega junto, trazendo creches, escolas, centros de saúde e promovendo um processo revolucionário de melhoria da qualidade de vida. A Secretaria tem se destacado no Brasil por essa impressionante atuação na regularização fundiária. Com essas regularizações e a oferta de imóveis sociais, a fila da Cohab, que já foi de 42 mil, hoje está abaixo de 15 mil, e seguimos trabalhando intensamente para reduzir ainda mais esse número. Isso é maravilhoso! Fico muito feliz e orgulhoso pelo grandioso empenho de toda a equipe da Secretaria de Habitação e da Cohab.” destacou o Secretário de Habitação e Presidente da Cohab Campinas, Arly de Lara Romêo.

💬 “Receber a escritura do meu imóvel é uma alegria imensa! Foram anos de espera, sem ter a certeza de que a casa era realmente minha. Mas agora, com a escritura em mãos, tenho segurança e tranquilidade. A primeira coisa que pensei foi em melhorar minha casa, porque agora sei que posso investir sem medo. Agradeço muito a todos que tornaram isso possível, porque essa conquista significa dignidade para mim e para minha família!”, disse a moradora Dayane Boscariol Pimentel.

👉 História do Loteamento Jardim Uruguai
O bairro começou a ser habitado na década de 1970. A região deixou de receber melhorias de infraestrutura devido à declaração de utilidade pública para a expansão do Aeroporto de Viracopos. Com o adiamento da desapropriação, houve ocupação irregular dos lotes. Após 40 anos, o poder público iniciou projetos para melhorar a qualidade de vida da população.

Após décadas de espera, a regularização fundiária do bairro trouxe melhorias essenciais, como rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.

👏 Estiveram presentes o secretário adjunto da Sehab, Edgar Diniz; o diretor de regularização fundiária da Sehab, Lucas Bonora; as arquitetas da Sehab, Lina Dornelas e Rosana Nogueira; a coordenadora de comunicação da Sehab, Angélica de Souza; o diretor da empresa Meu Lote Fácil, Miltinho Muchiutte; o diretor Fernando Rossílio; a gerente comercial Cristiane Benguela e toda sua equipe.

😃 Regularização Fundiária: um programa recorde
Desde 2021, a Prefeitura de Campinas, por meio do maior programa de regularização fundiária em andamento no Brasil, já entregou mais de 20.600 matrículas de imóveis. Esse programa tem transformado a realidade de comunidades historicamente esquecidas, oferecendo dignidade, cidadania e segurança jurídica para milhares de famílias.

Atualmente, cerca de 1.700 matrículas aguardam liberação pelos cartórios e devem ser entregues ainda neste ano. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em promover inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos campineiros.

✅ A regularização do Loteamento Jardim Uruguai é mais um avanço rumo a uma cidade mais justa e organizada, reafirmando o compromisso de diminuir desigualdades e garantir mais segurança habitacional.

📸 Fotos: Toninho Oliveira / Texto: Carlos Braganholo – Coordenador de Comunicação da COHAB Campinas/SP