Projeto Comercial

 

No intuito de reduzir o déficit habitacional da cidade de Campinas, a Cohab abriu as portas para realizar parcerias comerciais com os empreendedores/construtoras de empreendimentos habitacionais de interesse social voltados ao mercado, atualmente focados nas faixas 1,5, 2 e 3 do Programa Minha Casa Minha Vida.

Importante esclarecer que estas parcerias em nenhum momento afetam o cadastro com relação a eventuais sorteios (faixa 1) e visam, gerar a oportunidade para aquelas famílias que estejam cadastradas e possuam condições de adquirir um financiamento através das instituições, como a Caixa Econômica Federal, pois para tais empreendimentos não existe sorteio, bastando a pessoa ter interesse e condições financeiras em adquirir o imóvel e estar cadastrada na Cohab Campinas.

A Permissão do Uso da Cadastro apresenta ao empreendedor todo um trabalho realizado em cima das famílias cadastradas, direcionado para seu empreendimento com a presença institucional da Cohab, orientando, realizando e atualizando os cadastros, acelerando o sucesso do empreendedor através do nosso principal escopo, a redução do déficit habitacional com o sonho da casa própria.

Você empreendedor, tem abaixo, de forma bem detalhada, como funciona nossa parceria, entre em contato conosco através do nosso Departamento Comercial, venha conversar sem compromisso para conhecer melhor o projeto e seja um parceiro de sucesso na realização dos sonhos de nossos cidadãos.

 

Reciclagem do Cadastro pela

Permissão do Uso da Informação

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Comercial

 

 

 

 

 

 

1.ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ATRAVÉS DE PARCEIRAS COM A INICIATIVA PRIVADA

1.1. Seleção do cadastro

1.2. Chamamento/Convocação

1.3. Atendimento

1.3.1. Tempo de atendimento estimado

1.3.2. Equipe Direcionada

 

2.INFORMAÇÕES DO “CASE” REALIZADO EM AGO/2018

 

3.CESSÃO DO USO DA INFORMAÇÃO

3.1.   Remuneração

3.2.   Fluxo da operação

 

4.OBRIGAÇÕES DAS PARTES

4.1.    Obrigações da Cohab

4.2.    Obrigações do empreendedor

 

5.INICIO DA PARCERIA

 

 

 

 

 

 


 

1.   ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ATRAVÉS DE PARCEIRAS COM A INICIATIVA PRIVADA

 

1.1  - SELEÇÃO DO CADASTRO (PERFIL)

·         Definição do empreendimento: com o contrato de parceria celebrado, é definido as prioridades de chamamento, levando-se em conta condições sociais e objetivos para redução do déficit habitacional. Também se discute as condições financeiras.     

·         Definição dos filtros básicos do cadastro: em resumo, temos dois pontos importantes, a região de interesse do cadastrado e a renda familiar declarada, trazendo limites mínimo e máximo relacionados aos valores do empreendimento avençado.

·         Seleção especial: pesquisa dos integrantes de cada cadastro no Cadmut e, a critério das tratativas, consulta do CPF e seleção por “score”.

 

1.2  CHAMAMENTO/CONVOCAÇÃO

·         Carta: ainda é o meio de contato mais eficaz, sendo etapa primordial para o sucesso da parceria.        

·         E-mail: cerca de 1/3 dos cadastrados possuem e-mail ativo que apresentam certa atualização.

·         SMS: possui boa resposta de recebimento, embora seja o meio mais econômico de contato, sua eficácia é questionada, devido ao alto volume que as pessoas recebem de sms.

 

1.3  ATENDIMENTO

·         Convocação por dia e horário (com exceções): o objetivo sempre é fazer o atendimento com calma e qualidade, para tanto o horário marcado é fundamental, denotando organização da equipe e planejamento de ação. Estando todo o setor aberto para atendimento da demanda espontânea e exceções quanto ao agendamento.         

·         Tratamento do início ao fim pelo nome do cadastrado: Na Cohab o cadastrado não é tratado apenas como mais um número, o foco em cidadania e humanização no atendimento começa antes da pessoa sentar à mesa.

·         Exibição de material/explanação sobre as faixas de mercado do Minha Casa Minha Vida: ponto fundamental do atendimento, a explicação para o cidadão sobre o PMCMV, já direcionado à sua renda, elucidando a situação de futuros sorteios e apresentando a oportunidade das faixas de mercado do programa.

·         Atualização Cadastral conjugada com Educação Financeira: dicas de educação financeira de maneira direta e de fácil entendimento se tornaram o principal diferencial do atendimento Cohab/Campinas. Após a explanação e consequente interesse do cidadão em adquirir um MCMV de mercado, toda uma conscientização sobre comprovação de renda e restrições financeiras buscam acelerar a possibilidade do cidadão tornar-se apto à um futuro financiamento.

·         Recolhimento da ciência que possui interesse em adquirir imóvel e autoriza a cessão dos dados para terceiros com fins de ofertar projetos habitacionais (PMCMV): ao fim do processo o cidadão tem a opção de negar o envio de seus dados para os empreendedores do PMCMV sem prejuízo ao seu cadastro que permanece ativo para futuros empreendimentos dos governos.

 

1.3.1    – Tempo de atendimento estimado:

SEL. BÁSICAS

CONS. CADMUT

CONS. SCORE

CARTAS

ENVIO E RECEB.  CARTAS (correios)

ATENDIMENTO

CONF.

LISTA FINAL

EMAILS

SMS

Variável*

2 DIAS

3 DIAS

2 DIAS

3 DIAS

10 DIAS

10 DIAS

2 DIAS

32 DIAS CORRIDOS – 40 DIAS ÚTEIS

A linha de tempo acima é uma estimativa que muda de acordo com variáveis de acordo do projeto, tais como:

            - Atendimentos de outros “scores” e públicos

            - Apresentação empreendimento

            - Número de cadastros a analisar

            - Número de unidades a ofertar pelo parceiro

            - Equipe direcionada para o projeto

1.3.2    – Equipe direcionada:

1 ATENDENTE

6 ATENDENTES

10 ATENDENTES

12 ATENDENTES

TEMPO ATENDIMENTO

20 MINUTOS

20 MINUTOS

20 MINUTOS

20 MINUTOS

META POR DIA/SEMANA

18/90

108/540

180/900

216/1.080

META MENSAL

360

2.160

3.600

4.320

Os dados acima são uma estimativa que dependem do contrato realizado, condição atual do cadastro e situações de parceria como o Departamento Comercial da Cohab Campinas presente no plantão de vendas do empreendedor para atendimento de seus cadastrados.

 

 

2.  CASE REALIZADO EM AGOSTO/2018

Considerando um quadro geral após filtro de renda, região e Cadmut com 5.582 famílias:

CONSULTA ACIC/SPC

TITULAR + CONVIV.

SCORE

“APTO”

>  350

TX

COMPAREC.

CARTAS

RECEBIDA

NO DESTINO

SMS

RECEBIDOS

EMAILS

ENVIADOS

ACEITE

ENVIO

DOS DADOS

8.247

3.071

1.959

3.021

2.893

936

3.055

+ 47,74%

55,01%

63,79%

98,37%

94,20%

30,48%

99,50%

 

 

Em uma análise rápida extraímos os seguintes pontos:

·         Cerca de 50% do cadastro possuí conviventes;

·         Mais da metade, após o filtro da renda, apresenta um bom “score”, segundo o SCPC;

·         A taxa de comparecimento se inicia com mais de 6 em cada 10 e segue subindo com o andamento do trabalho e o conhecimento dos vizinhos e amigos;

·         As cartas são fundamentais, pois tanto o SMS quanto o e-mail não se têm uma amostragem de visualização e credibilidade devido aos inúmeros “spam’s” e propagadas enviadas hoje em dia;

·         Praticamente 100% dos atendidos saem da Cohab querendo adquirir seu imóvel e querem ser chamados pelas construtoras.

 


 

3.  CESSÃO DO USO DA INFORMAÇÃO:

Todo o trabalho é baseado no tratamento das informações do cadastro da Cohab, já explanado anteriormente.

Essas informações são selecionadas e dirigidas de acordo com o perfil das famílias e dos empreendimentos parceiros.

Todo o processo até o momento da assinatura do cadastrado com a CEF ou agente financeiro, têm o acompanhamento da equipe da Cohab (preferencialmente no plantão de vendas do empreendedor), sendo esta condição primordial, pois além de termos uma  real atualização “in loco”, temos para o cadastrado, a segurança da presença da Cohab no processo todo.

 

3.1. Remuneração:

Uso dirigido, tratado e controlado do cadastro de interesse em moradia.

1,50%

Por sucesso de unidades vendidas – independente do número de unidades

 

 

 

3.2.  Fluxo da Operação:

 

 


 

4.    OBRIGAÇÕES DAS PARTES:

Todo o processo de parceria é baseado em flexibilidade, sendo que todos os passos necessários podem ser discutidos e melhor acomodados levando-se em consideração o melhor atendimento ao cidadão.

 

4.1.  Obrigações da Cohab Campinas:

·         Viabilizar local para atendimento dos inscritos no Cadastro de Interesse em Moradia da Cohab Campinas, com antecedência prévia de pelo menos 5 dias antes do início do atendimento, desde que solicitado (quando necessário).

·         Aprovar o plano de comunicação social e relacionamento com os meios de comunicação sobre o empreendimento a ser executado e custeado pelo empreendedor.

·         Aprovar o modelo de correspondência a ser enviado pelo empreendedor.

·         Fornecer os dados e informações dos inscritos no Cadastro de Interesse em Moradia da Cohab Campinas em meio eletrônico, segregados conforme critérios a serem pactuados entre as partes e em número a ser definido pela Cohab Campinas, para emissão de correspondência às custas do empreendedor. O que pode ocorrer mais de uma vez.

·         Definir os critérios para a ordem de chamamento.

·         Convocar as pessoas inscritas com algum tipo de deficiência ou doença grave, garantindo que 3% das unidades sejam disponibilizadas para elas.

·         Preparar publicação oficial (que pode ser via site, jornal e/ou Diário Oficial) sobre o empreendimento.

 

4.2.  Obrigações do Empreendedor:

·         Solicitar o encaminhamento dos inscritos no Cadastro de Interesse em Moradia da Cohab Campinas, de acordo com a disponibilidade de unidades habitacionais e cronograma de atendimento previsto, com nome, endereço residencial ou comercial, endereço eletrônico (se houver) e os números de telefone.

·         Organizar a estrutura de atendimento com equipamentos, suprimentos, limpeza, segurança e pessoas selecionadas e treinadas para o atendimento dos interessados, acompanhando o cidadão até a assinatura do contrato.

·         Enviar a Cohab Campinas, resumo dos pretendentes selecionados e contratos firmados, bem como a posição  dos que compareceram e não obtiveram êxito e os motivos para tal, para que se possa atualizar os dados. A periodicidade do relatório será definida entre as partes.

·         Enviar a correspondência para os cadastrados indicados pela Cohab Campinas.

·         Remunerar a Cohab Campinas pelos serviços prestados no prazo e forma pactuadas.


5.    INICIO DA PARCERIA:

O processo se inicia de maneira muito simples, o primeiro passo é a entrada de uma Carta de Intenções. Este documento não gera nenhuma obrigatoriedade de parceria, apenas formaliza o interesse do terceiro em contar com os serviços da Cohab Campinas.

A partir dela toda a estrutura comercial, administrativa e jurídica se movimentam para esclarecer as dúvidas e seguir as tratativas.

Segue um modelo da Carta de Intenções, que pode ser protocolado fisicamente na Cohab Campinas ou enviada por e-mail para o Departamento Comercial ou para o gabinete da presidência:

comercial@cohabcp.com.br

presidencia@cohabcp.com.br

 

 

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Coordenadoria De Comercialização

 

Gerente Comercial                          Eduardo Nasser

 

Assessor de Diretoria                      Caio Porto

Equipe                                           Daniele Jensen

                                                     Marcia Moraes

                                                     Maria de Cassia  

                                                     Wladimir de Barros Barbosa

 

Estagiários                                     Julio Cesar Araújo

                                                     Guilherme José Rios

                                                     Rosemeire Borges da Silva

                                                     Vanessa Oliveira Manso

                                                     Nadja Eduarda Martins do Santos

                                                     Ana Paula Silva Alves

 

 

 

 


 

À Cia de Habitação Popular de Campinas

Departamento Comercial

 

Prezados Senhores

 

Eu, _______­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________, CPF _______________, representante legal da empresa ______________________________, CNPJ________________________, venho consultar da possibilidade de uma parceria para indicação da demanda de interessados em moradia em EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL/MINHA CASA MINHA VIDA (faixas de mercado – 1,5/2/3).

Portanto caracterizado este pedido com o título de:

CARTA DE INTENÇÕES

Esta Empresa vem solicitar dessa Cia de Habitação:

- Permissão de Uso da Informação do Cadastro de Interesse em Moradia – CIM;

 

Documentos anexos:                                                

(  ) Prova da titularidade (matrícula atualizada)             

(  ) Material de publicidade                                          

Dados da obra:                                                          

Localização:                                                               

Número de unidades:                                                   Tipo de empreendimento:

Seguro de Obra:                                                          Demais características:

 

Ciente que este documento não gera comprometimento de nenhuma das partes e demais tratativas e condicionantes serão definidas em contrato.

 

Campinas, ______ de _____________ de _______.

 

____________________________________

                                        Requerente:  

                                        CPF:

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


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