Noticias

Cohab Campinas recebe Selo de Mérito 2018

 

 22/03/2018

A Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) recebeu nessa quinta-feira (22), durante o 65° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Salvador, o Selo de Mérito 2018 na categoria Ações, Planos e Programas voltados para a produção de Habitação de Interesse Social. Essa é a 5ª vez que a empresa recebe o prêmio (2005, 2006, 2015, 2016 e agora 2018), que está em sua 20º edição.

O prêmio é conferido pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Humano (FNSHDU) e a Associação Brasileira de COHABs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e decorre da Lei EHIS COHAB que implementa instrumentos de incentivos locais para uma política de habitação municipal. O Fórum contou com a presença do Presidente da Caixa Econômica Federal Gilberto Occhi e o vice-prefeito de Salvador Bruno Reis.

O projeto submetido “Fazendo a diferença: agilidade e inovação na aprovação de projetos de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social” foi apresentado pelo Diretor Técnico, Jonatha Roberto Pereira durante o evento e tem por objetivo sistematizar os processos e etapas de análise de áreas e projetos habitacionais, fazendo realizar o tripé “desburocratização - agilidade/transparência - qualidade do projeto” na aprovação de novos projetos. Jonatha avalia que Campinas foi muito feliz com o trabalho submetido. “A necessidade de criação de instrumentos indutores e de parcerias para o aumento da oferta local de unidades habitacionais com a participação do setor privado fez outros municípios receberem muito bem a iniciativa campineira”, completa o diretor técnico.

 Na mesma sessão foram apresentados programas de três companhias estaduais de habitação: o Programa Morar Legal do Paraná, da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR/PR), o Programa COHAB Mais Perto, da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB MINAS) e o Sistema de Atendimento e Relação com o Beneficiário, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU/SP).

“É muito bom ver que a COHAB Campinas, uma companhia municipal, resgata e fortalece a cada dia o seu papel de agente público que complementa, executa e apresenta propostas para programas habitacionais que também podem ser introduzidos em outros municípios”, avalia a Assessora Especial de Gabinete, Andrea de Deus.

Além de alternativas à produção habitacional, o Fórum deu destaque aos programas de assistência técnica que conciliam arquitetura, urbanismo, engenharias e serviço social, bem como projetos de regularização fundiária e urbanização de favelas. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (SEINFRA-SSA/BA) e a Agência Municipal de Habitação de Campo Grande/MS trataram experiências muito positivas acerca de tais temas.

Para o Presidente da Cohab Campinas e Secretário de Habitação, Samuel Rossilho é preciso existir produção habitacional. “A escassez de recursos para financiamento habitacional, a elevada demanda por moradias e os erros do passado em projetos com elevado número de unidades habitacionais e baixa qualidade exigem das companhias de habitação municipais e estaduais inovação e utilização de novos instrumentos. Não é possível parar, é preciso encontrar novos caminhos”, finaliza Rossilho.

Sobre a Lei EHIS COHAB
Aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Campinas, em outubro de 2017, a EHIS-Cohab permite a simplificação e agilização dos procedimentos de aprovação de empreendimentos projetados para atender a demanda habitacional no município, reduzindo, por exemplo, prazos de aprovação de até três anos para 90 dias.

Através dessa lei os empreendedores privados podem formalizar parcerias com a Cohab para desenvolver e implementar projetos.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural