Noticias

Equipe do TTS do PAC Santa Lúcia participa do I Seminário Intergirassol

 

24/08/2018

 A equipe do Trabalho Técnico Social do PAC Santa Lúcia participou nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, do I Seminário Intergirassol, que ocorreu no Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia. O evento foi organizado pela Intersetorial Girassol, da qual fazem parte a Associação Beneficente Salém, Associação de Educação do Homem do Amanhã (AEDHA), Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia, Centro de Saúde Ipaussurama, Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação, CRAS Campos Elíseos, CREAS Sudoeste, Fundação Feac, Ibeca, PAC Santa Lúcia e SETA. Cerca de 300 pessoas, entre usuários dos serviços, alunos da Escola Estadual Rachel de Queiroz e da comunidade local estiveram presentes.
Além de saborear um delicioso café da manhã, a população teve a oportunidade de conhecer melhor cada um dos serviços da Intersetorial, que apresentaram em seus estandes os trabalhos e ações desenvolvidos com a comunidade.

O evento foi aberto pela apresentação de uma música, composta pelas crianças e adolescentes que estão participando da oficina de construção de instrumentos musicais produzidos com materiais recicláveis.

Também foi ministrada a palestra “Contra fatos não há argumentos: a importância do diagnóstico socioterritorial no trabalho intersetorial”, pelo psicólogo esportivo Alann Scheffer Oliveira. Com o levantamento de dados demográficos do microterritório, é possível dimensionar os déficits e os superávits nos serviços disponíveis em cada região. “A população sempre fala que falta escola, falta posto de saúde. Essas opiniões estão no campo do achismo. A partir do levantamento de dados, é possível cruzar essas informações e concluir se há mesmo um déficit em alguma dessas áreas”, aponta Oliveira.


Para a coordenadora técnica social do PAC Santa Lúcia, Eliete Adão, a apresentação do diagnóstico é muito importante para que as pessoas entendam a melhor o território em que estão inseridas. “Assim, a população pode reivindicar melhorias para a comunidade e participar junto com os representantes dos serviços do desenvolvimento de atividades e ações condizentes com a realidade local”, completa Eliete.

Na ocasião, um Guia de Serviços em formato de cartilha, contendo todos os equipamentos que contemplam as áreas de assistência social, saúde, educação, habitação, esporte e cultura presentes no microterritório foram entregues aos participantes.

“Há um desconhecimento da população em relação à existência de alguns serviços e de como é possível acessá-los. O material fornecido permite que a comunidade tenha conhecimento não apenas da localização, mas também dos horários de funcionamento e das atividades oferecidas e cada equipamento”, afirma Rafael Gregorian, coordenador técnico do Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia.

 

Pela Secretaria de Habitação, o diretor de departamento, Vinícius Riverete, esteve presente para explanar sobre a importância da regularização fundiária no local e as obras realizadas através do PAC no córrego Santa Lúcia.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural