Cohab Campinas
Noticias

1º Dia do Brincar da Habitação promove visita de filhos ao local de trabalho

 

 18/05/2018

Ocorreu na sexta-feira, dia 18 de maio, o 1º Dia do Brincar, com a presença dos filhos e netos dos funcionários e colaboradores da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab Campinas) e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

Além de conhecerem o local de trabalho dos pais, as crianças de quatro a 12 anos, participaram de brincadeiras, atividades com quebra-cabeças, tomaram lanche, apresentaram seus trabalhos e puderam confraternizar com seus pais, avós e todos os funcionários e colaboradores da Companhia e da Secretaria.

 

Para a assessora especial de gabinete, Andrea de Deus, uma das organizadoras do evento, a intenção foi  criar um momento em que os pais pudessem refletir junto com os filhos sobre a importância do trabalho daCohab e da Sehab.“É uma forma de dizer porque ficamos tantas horas longe de casa. De maneira lúdica, todasas crianças puderam entender como nós produzimos moradias para quem precisa e todas as crianças contribuíram com boas ideias para o trabalho de seus pais”, pontua Andrea.

Para o diretor da Sehab, Vinicius Riverete, é muito importante esta interação com os familiares dos funcionários. "A gente acaba passando a maior parte do tempo com as pessoas, mas sabemos muito pouco sobre as famílias delas e esta é uma oportunidade ímpar de conhecer essas crianças e adolescentes, filhos e filhas dos nossos colegas de trabalho”, afirmou.

 Para a assessora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, Lídia Benages, neste ato representando a secretária Eliane Jocelaine Pereira, é muito importante que haja este tipo de interação entre empresa e família. Agradecemos pela oportunidade de participar e, em nome da nossa secretaria, quero parabenizar a direção da Cohab e da Sehab por proporcionar momentos de instrução e lazer para as famílias dos funcionários”, completou.

Lucas Otávio Cardoso, de 11 anos, filho de Lairce Cardoso, coordenadora de RH da Cohab Campinas, já conhecia o local de trabalho da mãe e o que ela fazia, mas não fazia ideia da dimensão do trabalho realizado pela Cohab e pela Sehab. “Eu achei muito legal conhecer cada canto da empresa e como ela funciona. Aqui se faz um trabalho muito importante, onde muitas pessoas recebemajuda para conseguir uma moradia, ter sua casa, um auxílio para poder ter um lugar para morar. Eu gostei muito”, disse empolgado o garoto.

 Já Murilo Reis Freitas, de 9 anos, filho do coordenador de regularização fundiária José Freitas, não conhecia a empresa toda e disse que foi uma boa experiência. “É um trabalho muito útil, pude ter uma ideia do que quero fazer no futuro, quero ser engenheiro civil”, contou.

Para a assessora técnica do Programa Minha Casa Minha Vida da Sehab e mãe de Osmar Lippaus, de 12 anos, Renata Belufe, essa foi uma iniciativa que vai marcar a vida das crianças. “As crianças têm curiosidade em saber onde os pais trabalham, porque dizemos que vamos sair para trabalhar, mas muitas vezes eles não têm dimensão de como é. Tenho certeza que eles vão sair diferente de como chegaram, vão valorizar mais o que têm, sabendo que existe uma realidade totalmente diferente da deles”, afirmou Renata.

O gerente comercial da Cohab Campinas, Eduardo Nasser, acredita que o contato com o trabalho realizado na Companhia e na Secretaria sensibiliza a próxima geração, para que tenham uma preocupação maior em resolver questões como o déficit habitacional de maneira mais efetiva.

 O 1º dia do Brincar realizado na Cohab Campinas e na Sehab é ligado à Semana do Brincar, que acontece em Campinas entre os dias 19 e 28 de maio com atividades em diversos pontos da cidade, tem como objetivo refletir e debater o brincar como linguagem de educação para a paz e sua importância no desenvolvimento da primeira infância. Ela dá continuidade às ações do Movimento #Campinas pela paz e tem o intuito de reconhecer o direito de brincar e seu papel na construção de uma cultura de paz, pelo resgate dos laços comunitários forjados no respeito e tolerância e fortalecimento dos vínculos. O projeto também objetiva criar “pontos de brincar” e “territórios do brincar” distribuídos pela cidade.

 

Semana do Brincar

 

Criado em 1996, na Suíça, o movimento pelo brincar teve a data de 28 de maio reconhecida pela Unesco, se espalhou pelo mundo e foi ampliado para Semana Mundial do Brincar, desde 2009. Sua proposta é incentivar eventos que resgatem a importância do brincar por meio de brincadeiras de rua e atividades em praças, parques, escolas, hospitais e associações.

A ONU, desde 2013, no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança (CDC), garante que a criança tem o direito “ao descanso e ao lazer, a participar de atividades de jogo e recreação apropriadas à sua idade e a participar livremente da vida cultural e das artes”.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural