Noticias

Cohab-Campinas celebra parceria inédita com a USF

 

 31/01/2018

A Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e a Universidade São Francisco (USF) firmaram nesta terça-feira, 30 de janeiro, um termo de cooperação inédito que tem como objetivo o estabelecimento de medidas e ações que possibilitem dar efetividade ao “Programa de Requalificação dos Núcleos Habitacionais e de Interesse Social Meu Bairro Novo”.

 

Parte integrante do “Projeto Habitar Campinas”, lançado pelo secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Samuel Rossilho, esse programa de  requalificação será implantado com o objetivo de aprimorar os espaços públicos dos núcleos residenciais.

Desenvolvido em formato de mutirão com a participação de técnicos, servidores, moradores, estudantes e voluntários, o programa prevê a revitalização de fachadas, implantação de paisagismo, requalificação de ruas e adoção de soluções para o problema do lixo urbano.

Segundo a coordenadora e obras e avaliações da Cohab-Campinas, Hayda Beirigo Reis, que também é uma das coordenadoras do projeto, a iniciativa em si tem como objetivo envolver toda a comunidade num processo de retorno rápido e que beneficiará a todos.

 

“Vai funcionar assim: A Cohab-Campinas disponibiliza áreas de núcleos em processo de regularização fundiária para que os alunos desenvolvam projetos de requalificação urbana. O resultado final vai proporcionar bem estar à comunidade e experiência aos estudantes dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil que poderão criar e executar os projetos”, afirmou Hayda.

 

O assessor especial da Secretaria Municipal de Habitação(Sehab), Eduardo Nasser, um dos coordenadores do projeto também enalteceu a parceria.

 

“Hoje é uma data importante porque está nascendo oficialmente o Programa Meu Bairro Novo. A USF já é nossa parceira em diversas ações, todas com o sentido de melhorar a vida da comunidade. E essa é mais uma ação vitoriosa, fruto dessa parceria com uma instituição tão idônea”, afirmou.

 

Para o vice-reitor da USF, Frei Thiago Andrade Hayakama, a missão da universidade vem ao encontro desse projeto da Cohab-Campinas.

 

“Nossa missão é levar o conhecimento para além dos muros da universidade. Estamos à disposição para futuros projetos que nos envolvam e que envolvam nossos alunos e a comunidade em geral”, disse.

 

 De acordo com secretário Samuel Rossilho o primeiro projeto será implantado na Praça do Residencial São Luís, um núcleo residencial composto por 676 lotes e que está localizado na região Noroeste do município.

 

“Este laboratório é uma oportunidade ímpar para que possamos pensar em projetos maiores e mais ousados no futuro. Com este termo de cooperação estamos agregando valores neste nosso projeto de Regularização Fundiária que está sendo levado aos quatro cantos do Brasil como modelo a ser seguido”, pontuou.

 

Participaram ainda da assinatura do termo de cooperação os diretores da Cohab-Campinas, Valter Greve, Jonatha Pereira e Rodrigo Zulian, o técnico em edificações, Jean Morais, além do diretor do Campus Campinas da USF, Fernando César Gentile e da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da USF, Professora doutora Paula Marques Braga.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural