Noticias

Sehab realiza demolições no Jardim Itaguaçú

 

 

29/09/2017

Cohab Campinas

Noticias

Sehab realiza demolições no Jardim Itaguaçú

 

 

29/09/2017

A Coordenadoria Especial de Habitação Popular (Cehap), ligada à Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), iniciou a demolição de cerca de 30 residências instaladas em uma área verde de propriedade da prefeitura, no Jardim Itaguaçú II, região Sul, na manhã desta sexta-feira, 29 de setembro.

 

Ontem, com o apoio da Guarda Municipal, os técnicos da Cehap identificaram  três pessoas que estariam promovendo o parcelamento irregular e comercializando os terrenos públicos.

 

Através de uma denúncia anônima a Sehab foi informada de que aproximadamente 30 pessoas compraram terrenos localizados em uma área verde de 35 mil metros quadrados.

 

O parcelamento irregular estaria sendo feito pelo presidente da associação de moradores, Luís Carlos dos Santos e também por Rafael da Silva Costa Barbosa e Vagner Teixeira da Silva, sócios de uma imobiliária onde os contratos falsos estariam sendo assinados. Eles foram conduzidos até a 2.a Delegacia Seccional de Polícia onde foi registrado um boletim de ocorrência por estelionato e parcelamento irregular de solo público.

 

 A operação

 

Logo pela manhã as equipes da Cehap, novamente com apoio da Guarda Municipal, chegaram com uma máquina e começaram as demolições. Três casas de alvenaria, identificadas como sendo de propriedade do grupo que efetuou a venda ilegal, foram derrubadas. Os outros moradores foram notificados para que, num prazo máximo de sete dias, desocupem o terreno porque as moradias também serão demolidas, já que futuramente, no local será construída uma praça.

 

Durante a operação, o presidente da associação de moradores, Luís Carlos dos Santos, ainda tentou justificar a venda de terrenos que não estava ocorrendo nada ilegal.

 

“Eu não sabia que a área era pública e o que eu fiz foi simplesmente repassar os imóveis e os terrenos foram doados. O valor que cobrei é irrisório, apenas R$ 30 mil”, completou.

 

O pedreiro José Carlos Passos, no entanto, apresentou cópia de um depósito bancário no valor de R$ 15 mil efetuado na conta do presidente da associação. O valor foi dado como entrada.

 

De acordo com coordenador da Cehap, Edison Cunha, a Habitação está agindo rapidamente, fiscalizando e impedindo adensamentos e ocupações irregulares. Esse trabalho vai continuar e a população pode fazer denúncias, mesmo que sejam anônimas, porque tem muita gente sendo lesada.

 

“Orientamos as pessoas para que, antes de comprar qualquer propriedade, o interessado deve procurar a Sehab ou a Cohab. As pessoas que foram enganadas nós estamos orientando para que denunciem as fraudes junto à Defensoria Pública e que registrem um boletim de ocorrência”, disse.

 

Para o secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Samuel Rossilho, tem muita gente caindo neste golpe.

 

“Quem investiu algum recurso na compra ilegal dos terrenos e nas construções, infelizmente, vai perder esse dinheiro porque as construções são irregulares e serão demolidas. Ontem mesmo já fizemos contato também com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para que as providências cabíveis também sejam tomadas contra os estelionatários”, afirmou.

 

Os telefones para denúncias são (19) 3119-9575, na Cohab-Campinas e (19) 3119-9613 na Sehab.

 

A Cohab-Campinas reforça que, quem quiser obter moradia popular no município, deve se inscrever no cadastro habitacional. A Cohab-Campinas fica na Avenida Faria Lima, número 10, Parque Itália, ao lado do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural