Noticias

Habitação celebra mês da Consciência Negra com palestra sobre igualdade racial

 

 

17/11/2017

O departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), em parceria com a Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), agendou para a manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, uma palestra para marcar o Dia da Consciência Negra, que será celebrado na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro.

O evento faz parte do calendário oficial do município e a convidada foi a Dra Elisângela Nunes, do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa do Município e o tema escolhido foi “O Plano Municipal de Igualdade Racial".

Elisângela Nunes apresentou um balanço das ações que estão sendo executadas no município e que a implantação do Grupo de Criação do Plano Municipal de Igualdade Racial é uma exigência do governo federal.

“O Racismo é mais difícil de combater quando ele não está previsto em leis, isto é, quando está apenas implícito nas atitudes cotidianas. Devemos lutar contra todo e qualquer tipo de preconceito e contra esse comportamento seletivo que discrimina os negros, orientais, mulheres, homossexuais, portadores de necessidades especiais, etc. Nós precisamos nos mobilizar”, afirmou.

 

Para Joseane Parnaíba, representante da Cohab e da Sehab no grupo de discussão da criação do Plano Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, este momento é histórico.

“Faz 19 anos que trabalho aqui e nunca discutimos este tema. Portanto quero agradecer à diretoria esperando que tenhamos novos momentos como este a fim de que possamos transformar a empresa, a cidade e o Brasil numa sociedade mais saudável e, ao mesmo tempo, ampliar a discussão sobre esse tema” disse.

Segundo Sérgio Max Almeida Prado, coordenador da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial de Campinas (Cpir), a discussão é muito principalmente porque é instrumento de inclusão.

 

“Particularmente eu estou muito feliz porque a Cpir sempre era coadjuvante em eventos de outras secretarias como Educação e Assistência Social. Agora, não; estamos deixando de ser apenas participantes para assumirmos o papel de protagonistas nesta importante missão que é a implantação de políticas públicas de igualdade racial”, afirmou.

 

Edison Cunha, diretor da Coordenadoria Especial de Habitação Popular (Cehap), disse que a discussão é ampla, mas que os negros também devem buscar seu lugar em todos os setores da sociedade.

 

 “Cara, meu pai tinha pele escura e eu entendo muito bem essas questões discriminatórias. Mas quero deixar como exemplo, a história de um amigo meu, negro, que decidiu que queria ser repórter da Rede Globo de Televisão. Ele estudou, se preparou, enfrentou barreiras e preconceitos, mas chegou lá. Portanto é possível e necessário encarar o problema de frente e não desistir jamais dos sonhos, até porque cor de pele não tem nada a ver com conhecimento e competência”, completou.

 

A palestra também foi prestigiada pelo diretor comercial, administrativo e financeiro da Cohab-Campinas, Valter Greve, o diretor jurídico, Rodrigo Zulian, diretores e coordenadores da Sehab e da Cohab.

 

A data

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior reduto negro do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

A data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003 e, em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, sendo feriado em mais de mil cidades brasileiras.

Evento comemorativo

Estão abertas as inscrições para a primeira saída fotográfica Zumbi dos Palmares que será realizada no próximo domingo, dia 19 de novembro, das 9h às 12h.

O ponto de partida será na Estação Cultura de onde os participantes sairão para conhecer e fotografar os principais pontos de cultura negra na área central da cidade. A atividade é uma ação da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial de Campinas (Cpir) em parceria com o fotógrafo Elmis Santos, da organização Negritude Socialista.

Para participar da ação guiada pelo fotógrafo é preciso levar uma máquina fotográfica ou um celular com câmera. As inscrições podem ser feitas pelo link: tinyurl.com/saidafotografica.

Saída fotográfica Zumbi dos Palmares

Data: 19/11/2017

Horário: 9h às 12h

Local: saída da Estação Cultura,Largo Marechal Floriano, s/nº – Centro

Inscrições: tinyurl.com/saidafotografica

Informações: (19) 3232 0058

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural