Noticias

Secretário de Habitação visita áreas em processo de regularização

 

31/05/2017

 

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Samuel Rossilho, fez uma visita, na tarde desta segunda-feira, 29 de maio, a alguns bairros da região Sul do município, localidades estas que fazem parte de uma extensa relação de bairros que aguardam o avanço dos estudos necessários ao processo de regularização fundiária.

 

A comitiva foi composta pelo diretor comercial, administrativo e financeiro da Cohab-Campinas, Valter Greve, do diretor da Secretaria de Habitação (Sehab), Vinicius Riverete, da coordenadora técnica de regularização fundiária da (Sehab), Vanderléia Guedes, além de vários técnicos da própria Sehab, Cohab, Sanasa e CPFL.

 

As comunidades visitadas foram Jardim Columbia, Itaguaçú I e II, Cidade Universitária, Cidade Singer, Campo Belo, Campituba e outros bairros adjacentes, fato que causou grande movimentação de moradores e lideranças locais já que, os técnicos dos vários órgãos que integraram a comitiva, iam anotando e já encaminhando as demandas mais urgentes de cada de região.

 

Os moradores, na grande maioria, esperam há muito tempo para ter ligações individuais de água e energia elétrica e também a coleta de esgoto e, por estes motivos, os técnicos da CPFL e da Sanasa eram a todo tempo abordados.

 

Para o presidente da Associação de Moradores do Jardim Columbia e Cidade Universitária, José Francisco da Silva, o Mineiro, a visita foi muito bem recebida.

 

“Faz mais de 20 anos que nenhum secretário vem aqui pra perguntar o que a gente tá precisando, quais as nossas necessidades. Em alguns locais nós  precisamos de água, em outros de luz, esgoto, em fim, de uma infraestrutura básica que qualquer ser humano necessita pra viver com dignidade”, pontuou.

 

 

 

Segundo Samuel Rossilho, há um trabalho importante a ser feito e essas pendências acabam emperrando o processo de regularização.

 

“Examinar mapas e relatórios é uma coisa, mas quando você visita os locais, a sua percepção é bem apurada, bem mais próxima da realidade. Nós da Cohab e Sehab, junto com a Sanasa e a CPFL, queremos dar uma arrancada nesses projetos de regularização fundiária, primeiro porque o prefeito Jonas Donizette nos incumbiu disso, e segundo, porque é nossa missão garantir melhor condição de vida para milhares de pessoas que vivem nesta região,” afirmou.

 

 

 Habitar Campinas

 

 

Em janeiro deste ano, ocasião da posse do secretário Samuel Rossilho, foi lançado o “Programa Habitar Campinas”, que vai promover ações pontuais e integradas na requalificação de núcleos residenciais de interesse social. O programa está dividido em três frentes de trabalho: Reforma, Regularização e Requalificação.

 

O Programa Reforma ganhou uma versão municipal e tem capacidade para beneficiar 12.054 famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil e que queiram reformar seus imóveis. Podem fazer parte do programa as famílias que residem em áreas urbanas regulares ou passíveis de regularização e, neste modelo, quem aderir contará com subsídios para a compra de material de construção, recurso que virá do Fundo de Apoio à População de Sub-Habitação Urbana (Fundap), órgão administrado pela Sehab.

 

No mesmo pacote está o Programa Regularização que visa intensificar as ações para a regularização de núcleos residenciais, otimizando os processos de intervenção urbanística, ambiental e fundiária. Dois núcleos serão utilizados no início do projeto-piloto: o Núcleo Residencial Jossiara (109 lotes), na região do Ouro Verde, e o Núcleo Residencial Bairro da Conquista (170 lotes), na região Sul.

 

O Programa Requalificação também faz parte das ações e será implantado com o objetivo de aprimorar os espaços públicos dos núcleos residenciais. Este programa será desenvolvido em formato de mutirão com a participação de técnicos, servidores, moradores, estudantes e voluntários. Através dessa frente, haverá a revitalização de fachadas, implantação de paisagismo, requalificação de ruas e adoção de soluções para o problema do lixo urbano.

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural