Noticias

Secretário Samuel Rossilho é convidado de honra na inauguração da chinesa BYD

 

10/04/2017

Na manhã desta quinta-feira, dia 6 de abril, prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Samuel Rossilho, participaram da inauguração da fábrica de painéis solares da BYD (Build Your Dreams), empresa chinesa especializada em energia limpa. A unidade está localizada no Terminal Intermodal de Cargas (TIC), onde já funciona, desde 2015, a fábrica de ônibus elétricos da BYD.

 

A fábrica de painéis solares contou com investimento de R$ 150 milhões e já gera 360 empregos diretos. E serão mais 161 vagas, até 2022, com investimento de R$ 50 milhões no setor de produção de chassis. Os responsáveis pela empresa anunciaram durante a cerimônia que a produção de chassis será 100% nacionalizada.

 

“O maior benefício da BYD aqui é a geração de empregos. Outro ponto é a inovação, usar a energia do sol para fazer o abastecimento dos veículos. Isso tem tudo a ver com nosso lema 'Campinas, a força da inovação', disse o prefeito Jonas Donizette.

 

O secretário Samuel Rossilho foi citado diversas vezes durante a cerimônia já que, quando era secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo ente 2013 e 2016, teve vários contatos com os empresários orientais, inclusive na cidade de Shenzhen, região Sul da China, sede da empresa.

 

“Eu me sinto parte desta conquista principalmente por ver realizado este projeto que começou durante alguns contatos que fizemos e motivaram os chineses a investirem em Campinas. Parabenizo e agradeço especialmente ao presidente da BYD Brasil, Tyler Li e à vice-presidente da BYD, Stella Li pela confiança depositada em nossa cidade”, destacou.

 

Paineis solares

 

 A unidade inaugurada nesta quinta terá capacidade para produzir 200 megawatts por ano (mw/ano) em painéis solares fotovoltaicos. Estes painéis produzidos em Campinas serão de alta tecnologia, exclusiva e pioneira, chamada double glass. O método, que aumenta a produção de energia em 7% quando comparado aos módulos tradicionais, tem alta durabilidade (50 anos) e menor desgaste.

 

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira destacou a estreita relação que Campinas tem com a China. “A BYD representa a construção do sonho metropolitano, com impressionante tecnologia e organização”, disse.

 

A construção de um sonho foi a mesma expressão utilizada por Stella Li, vice-presidente da BYD: “Estamos realizando um sonho, o de fabricar equipamentos de uso sustentável para a vida das pessoas”.

 

Ônibus elétricos

 

Em Campinas já há 12 ônibus elétricos circulando e o objetivo é ampliar para 150 e ter pelo menos 10% da frota com esse tipo de veículo. O ônibus elétrico é mais confortável, mais moderno, menos poluente, não produz poluição sonora – o ruído é zero. Os veículos irão rodar pelo corredores do BRT.

 

“Campinas está promovendo positivamente a alta tecnologia e atraindo empresas transnacionais. A BYD se uniu ao patrimônio científico da cidade”, disse o embaixador da China, Li Jinzhang.

 

O evento também contou com a presença do presidente da BYD Brasil, Tyler Li. Deputados federais e estaduais, secretários municipais e outros membros da delegação chinesa também estiveram presentes.

 

Com colaboração de Michele Medola.
localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural