Noticias

Funcionários da Cohab-Campinas já utilizam a Biometria

 

14/08/2017

Cohab Campinas

Noticias

Funcionários da Cohab-Campinas já utilizam a Biometria

 

14/08/2017

A Biometria já é uma realidade na Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas). Desde o último dia 31 de julho os funcionários da empresa precisam registrar os horários de entrada e saída através do novo sistema.


A novidade até pegou algumas pessoas de surpresa, como foi o caso do assistente administrativo Júnior, Paulo César Pinto. Mas, perto de completar sete anos na companhia, ele acha que a tecnologia está aí para ser usada.


Faço uso da biometria até para acessar o meu celular. É ótimo, segurança para todos”, concluiu.


Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Lairce Aniceto Cardoso da Silva, o controle eletrônico, em si, não é novidade.


Bom, na verdade o ponto eletrônico, já existe há bastante tempo mas a marcação era por crachá eletrônico. Agora o sistema que passa a ser usado é a Biometria, modelo que traz mais segurança na marcação do ponto além de dar agilidade aos nossos controles”, afirmou.


O diretor administrativo e financeiro da Cohab-Campinas, Valter Greve, vê como avanço a implantação do novo sistema.


Inicialmente pode até ficar a impressão de que estamos tentando somente ampliar a vigilância mas, na verdade, este sistema oferece maior precisão e segurança para os próprios colaboradores da empresa, sem contar que, em eventuais auditorias ou questionamentos do Ministério Público, os relatórios serão facilmente disponibilizados por conta da agilidade que o novo sistema oferece,” completou Greve.


A Biometria


Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria já é usada na identificação criminal, controle de acesso, utilização de caixas eletrônicos e, brevemente, será obrigatória nas urnas eletrônicas.


Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, como por exemplo, os olhos (íris ou retina), a palma da mão, as digitais (dedos).


A premissa em que esta identificação está fundamentada é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas, traços aos quais são característicos de cada ser humano.


A primeira etapa a ser vencida é a fase de adaptação ao sistema.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural