Noticias

Cohab gerencia acordo entre dono e ocupantes de terreno e encerra conflito que durou 20 anos

 

10/02/2017

Uma reunião histórica na tarde desta quinta-feira, 9 de fevereiro, na sede da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), selou um acordo de compra e venda entre os proprietários de um terreno no Núcleo Residencial Parque da Amizade do Jardim Florence II(Região Noroeste) e os ocupantes da área, conflito que durava quase 20 anos.

 

Representantes das duas partes estiveram na empresa onde foram recebidos pelo secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Samuel Rossilho e por diretores da Cohab e da Secretaria de Habitação (Sehab).

 

Durante o encontro, tanto os advogados da Thermas Loteamentos Ltda, proprietária da área, como os diretores da Associação de Moradores, reconheceram que a solução para o caso deveria passar pela intermediação da Cohab-Campinas que tem experiência e credibilidade para conduzir uma negociação desse porte.

 

Para o presidente da associação, Genésio Marcos Bueno da Costa, a luta de todos esses anos valeu a pena.

 

“Depois de tantas reuniões que já tivemos hoje eu posso dizer que eu e minha diretoria estamos saindo desse encontro emocionados porque sentimos que agora, com essa nova diretoria da Cohab, nossa luta vai chegar a um final feliz. A gente se sente seguro e confiante de que com a entrada da Cohab-Campinas no processo as nossas quase 450 famílias poderão, daqui pra frente, ter um sono tranquilo”, afirmou.

 

Um dos advogados que representam o dono da área, Altair Luciano Grippa, elogiou a postura da Cohab

 

“Olha, de nossa parte, eu só posso dizer que finalmente será concluída uma negociação que envolve um terreno de aproximadamente 100 mil m2 e que, graças ao empenho dessa atual diretoria da Cohab-Campinas, todos nós sairemos satisfeitos ao final de todo esse processo que se arrasta há quase duas décadas.

 

O secretário Samuel Rossilho disse que a cidade tem uma política forte e eficiente no combate a ocupações irregulares mas que, ao mesmo tempo, a Cohab-Campinas está preparada para agir rapidamente na busca de soluções conjuntas para outras situações semelhantes que possam existir no município.

 

“O que nós queremos é que todas as situações de conflito que pudermos mediar tenham um resultado que contemple os anseios daqueles que esperam há muito tempo por uma moradia. Conduziremos as ações de tal forma que o processo não prejudique qualquer das partes e que tanto as famílias, como os proprietários dos terrenos tenham seus direitos resguardados. O resultado da negociação tem de ser satisfatório para ambas as partes e nós temos uma equipe competente e experiente para fazer isso”, completou.

 

A partir do acordo selado a Cohab-Campinas vai se encarregar de todos os processos que visem a regularização fundiária do terreno. Ficou estabelecido ainda que, até a quitação total da área, a associação de moradores fará o pagamento das parcelas à Cohab-Campinas que repassará os valores à Thermas Loteamentos Ltda.

 

Hoje o local já conta com energia elétrica, rede de água e esgoto e os primeiros passos já estão sendo dados para a implantação do asfalto.

 

Histórico

 

Em 1998 aproximadamente 450 famílias ocuparam irregularmente um terreno de localizado nas proximidades do Jardim Florence, região Noroeste do município.

 

Como não havia nenhum interesse em negociar a área, o proprietário entrou  com um pedido para imediata reintegração de posse, que foi concedida pela Justiça. Desde então se iniciou um embate entre os advogados que representam o dono do terreno e a associação de moradores que foi constituída a fim de resguardar os direitos das famílias dos ocupantes da terra.

 

O processo se arrastou por quase 20 anos até que os primeiros contatos foram feitos com a Cohab-Campinas, em junho de 2016, a fim de que a empresa pudesse de alguma forma aproximar as partes envolvidas e ajudar na resolução do impasse.

 

Finalmente os representantes das famílias e dos proprietários concordaram em voltar à mesa de negociação e homologaram um acordo de compra e venda do terreno, desde que a Cohab-Campinas conduzisse o processo que agora entra na reta final.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural