Noticias

Cohab-Campinas vence prêmio nacional pela quarta vez

 

25/04/2016

A Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) foi uma das vencedoras do prêmio Selo de Mérito 2016, na categoria Relevância Urbana e Social, concurso nacional promovido anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). Essa é a quarta vez que a empresa vence a premiação, somando os prêmios das edições de 2005, 2006 e 2015.

 

A incrição foi efetivada em fevereiro e a divulgação do resultado ocorreu dois meses depois, na metade de abril. O projeto escolhido para representar a Cohab-Campinas é o “Vilas Quilombo: O Recomeço” já que, após implantação total, prevista para o final de 2017,  cerca de 1,5 mil famílias terão sido diretamente beneficiadas.

 

O PAC Quilombo, como é conhecido, envolve obras de manutenção de áreas de preservação ambiental; prevenção de alagamentos e desmoronamentos, propiciando acesso viário; de infraestrutura e saneamento básico, com implementação de um parque linear contendo áreas de lazer e equipamentos na região Norte, em áreas dos bairros São Marcos, Santa Mônica e Jardim Campineiro; além de construção habitacional na região dos Amarais, no bairro San Martin, cujas unidades foram entregues em 2013.

 

O trabalho conta com uma verba federal de R$ 35,7 milhões e uma contrapartida municipal de R$ 4,2 milhões e, segundo a secretária de Habitação e presidente da Cohab, Ana Maria Minniti Amoroso, é um dos que representa o principal propósito da atual administração em relação aos munícipes.

 

Entregar moradias e promover melhorias urbanísticas numa determinada região representam ações de grande importância, que inclusive dependem de recursos de outras esferas de governo. Mas nós fomos além, porque vamos regularizar 776 lotes, ao final do projeto, e já removemos outras 705 famílias que viviam risco de morte diariamente, em moradias instaladas em locais impróprios. Isso é garantir cidadania a todas elas”, ressaltou a secretária.

 

Para o diretor técnico da Cohab-Campinas, Jonatha Roberto Pereira, o prêmio representa o fechamento de um ciclo de muito trabalho e dedicação. “Significa muito para os técnicos envolvidos, pois, além do ganho social para as famílias atendidas, o que já é gratificante, serve de motivação para outros trabalhos”, destacou.

 

 

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

 

Implementado em 2007 pelo Governo Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi criado para promover aos municípios brasileiros a execução de obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética.

 

Em Campinas, o programa vem garantindo recursos para a implementação de obras de saneamento, prevenção de áreas de risco, recuperação ambiental, construção de unidades habitacionais, regularização fundiária e reassentamento de famílias removidas pela execução de obras, possibilitando a urbanização de diversas regiões da cidade.

 

As secretarias de Infraestrutura; Habitação; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; além da Cohab-Campinas e da Sanasa, executam um trabalho multidisciplinar para elaboração dos projetos urbanísticos dos locais a serem beneficiados pelo programa.

 

Após aprovação oficial junto ao Ministério das Cidades, na fase em que os recursos começam a ser enviados ao município, é a coordenadoria da Unidade Executora Local (UEL), setor vinculado à Diretoria de Convênios/Secretaria de Administração, quem assume a coordenação dos trabalhos e a intermediação junto à Caixa Econômica Federal.

 

À Secretaria de Habitação (Sehab), especificamente, coube acompanhar a execução do projeto urbanístico junto ao setor de Infraestrutura, principalmente para orientação quanto às diretrizes relacionadas à regularização fundiária.

 

A Cohab-Campinas, contratada inicialmente para elaborar o projeto urbanístico de parte das regiões beneficiadas pelo programa, se responsabilizou, posteriormente, pela criação dos Projetos de Trabalho Técnico Social (PTTS) vinculados ao PAC e pela execução do PTTS, em conjunto com a Sehab.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural