Noticias

Funcionários da Cohab participam do Outubro Rosa

 

27/10/2016

Funcionários e colaboradores da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) participaram, nesta quinta-feira, 27 de outubro, de uma mobilização visando celebrar o Outubro Rosa, campanha desencadeada todos os anos no sentido de conscientizar as mulheres sobre o risco do câncer de mama.

O desafio foi motivar as pessoas a utilizarem alguma peça ou adereço rosa que remetesse ao movimento que surgiu nos Estados Unidos na década de 90.

 

O que é o Câncer de Mama

O câncer de mama consiste atualmente, na maioria dos países e principalmente no Ocidente, na principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Campinas enfrenta essa mesma realidade. Em 2013, 98 mulheres campineiras morreram em decorrência dessa doença sendo que esse número só é menor do que o de óbitos por doenças cardiovasculares.

O secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, ressalta a inciativa da campanha de conscientização como uma importante mobilização mundial em favor da mulher e pela redução da causa mais importante de morte feminina no mundo ocidental.

"Neste outubro, todos os atores da Saúde Pública vão atuar para divulgar informações, orientações e práticas de vida que possam minimizar este sério problema de saúde pública. A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio de suas secretarias, juntamente com os seus parceiros, estará engajada nessa onda que visa a proteção", afirma o secretário.

 

 

Envelhecimento

 

Segundo a médica Celina de Paula Azevedo Sollero, coordenadora municipal da Saúde da Mulher em Campinas, o câncer de mama tem diversas causas e é multifatorial. Um desses fatores é o envelhecimento da população. "Quanto mais a gente vive, maior o risco de doenças", afirma.

Outros fatores são a obesidade, principalmente após a menopausa, o tabagismo, o fato de não amamentar e de não ter tido filhos e o uso de terapia de reposição hormonal. O componente hereditário também conta e ainda tem maior risco a mulher que menstrua muito cedo e a que entra em menopausa mais tarde.

Segundo Celina Sollero, o câncer de mama é uma doença silenciosa. Por isso, é muito importante que a mulher esteja em dia com os exames junto ao seu ginecologista ou clínico geral. Estes profissionais são fundamentais para o exame clínico e para a indicação, se necessário, da mamografia.

"O autoexame é importante mas, atualmente, a saúde pública tem valorizado mais o exame clínico e os exames de imagem", diz. Ainda de acordo com Celina, este acompanhamento médico é importante para o diagnóstico precoce. "O câncer de mama tem cura e as chances são maiores quanto mais cedo for feito o diagnóstico", afirma.

Na rede pública de Saúde de Campinas, as mulheres podem acessar o clínico geral ou o ginecologista nos centros de saúde. Após a consulta, se necessário, a mulher será encaminhada para os ambulatórios especializados em mastologia, na Policlínica 2 e no Complexo Hospitalar Ouro Verde, para realizar a mamografia.

Autoexame

Para examinar as mamas o procedimento é bem simples: Em pé em frente ao espelho, palpar a mama e observar se existe algum nódulo e depois repetir a palpação deitada.

Outro exame indispensável é a mamografia, único exame capaz de detectar a doença no início e a melhor técnica para diagnosticar câncer de mama em mulheres acima de 35 anos. Trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a detectar alterações na mama.

 

 

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural