Noticias

Ministro das Cidades entrega prêmio Selo de Mérito à Cohab-Campinas

 

09/06/2016

A secretária de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas, (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, recebeu das mãos do ministro das Cidades, Bruno Araújo, o prêmio Selo de Mérito 2016, na categoria Relevância Urbana e Social, concurso nacional promovido anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). Essa é a quarta vez que a empresa vence a premiação, somando os prêmios das edições de 2005, 2006 e 2015.

 

Desta vez, o projeto desenvolvido pelos técnicos da Cohab-Campinas premiado e escolhido para representar a empresa foi o “Vilas Quilombo: O Recomeço”.  

 

O PAC Quilombo, como é conhecido, envolve obras de manutenção de áreas de preservação ambiental; prevenção de alagamentos e desmoronamentos, propiciando acesso viário; infraestrutura e saneamento básico, com implementação de um parque linear contendo áreas de lazer e equipamentos na região Norte, nos bairros São Marcos, Santa Mônica e Jardim Campineiro; além de construção habitacional na região dos Amarais, no bairro San Martin, cujas unidades foram entregues em 2013.

 

O trabalho conta com uma verba federal de R$ 35,7 milhões e uma contrapartida municipal de R$ 4,2 milhões e, segundo a secretária de Habitação e presidente da Cohab, Ana Maria Minniti Amoroso, é um dos que representa o principal propósito da atual administração em relação aos munícipes.

 

“Estamos atendendo a um pedido pessoal do prefeito Jonas Donizette, que é diminuir o déficit habitacional, e estamos desenvolvendo várias ações nesse sentido. Para se ter uma idéia, após a implantação total deste projeto, prevista para o final de 2017,  cerca de 1,5 mil famílias terão sido diretamente beneficiadas”, destacou a secretária.

 

Para o diretor técnico da Cohab-Campinas, Jonatha Roberto Pereira, o prêmio retrata o trabalho sério de uma equipe dedicada.

 

“Envolve dedicação, pesquisa, principalmente aprendizado, pois nos deparamos com situações complexas, que exigem soluções específicas para cada região”, esclareceu o diretor técnico.

 

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

 

Implementado em 2007 pelo Governo Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi criado para promover aos municípios brasileiros a execução de obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética.

 

Em Campinas, o programa vem garantindo recursos para a implementação de obras de saneamento, prevenção de áreas de risco, recuperação ambiental, construção de unidades habitacionais, regularização fundiária e reassentamento de famílias removidas pela execução de obras, possibilitando a urbanização de diversas regiões da cidade.

 

As secretarias de Infraestrutura; Habitação; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; além da Cohab-Campinas e da Sanasa, executam um trabalho multidisciplinar para elaboração dos projetos urbanísticos dos locais a serem beneficiados pelo programa.

 

Após aprovação oficial junto ao Ministério das Cidades, na fase em que os recursos começam a ser enviados ao município, é a coordenadoria da Unidade Executora Local (UEL), setor vinculado à Diretoria de Convênios/Secretaria de Administração, quem assume a coordenação dos trabalhos e a intermediação junto à Caixa Econômica Federal.

 

À Secretaria de Habitação (Sehab), especificamente, coube acompanhar a execução do projeto urbanístico junto ao setor de Infraestrutura, principalmente para orientação quanto às diretrizes relacionadas à regularização fundiária.

 

A Cohab-Campinas, contratada inicialmente para elaborar o projeto urbanístico de parte das regiões beneficiadas pelo programa, se responsabilizou, posteriormente, pela implementação dos Projetos de Trabalho Técnico Social (PTTS) vinculados ao PAC e pela execução do PTTS, em conjunto com a Sehab.
localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural