Noticias

Famílias do Núcleo Residencial Metonópolis recebem títulos de posse

 

28/06/2016

O prefeito Jonas Donizette e a secretária de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, entregaram oficialmente na noite da última segunda-feira, 27 de junho, 93 Termos de Concessão de Direito Real de Uso a famílias do Núcleo Residencial Metonópolis, localizado no Distrito do Campo Grande, em mais uma série de entregas de documentos nas áreas em processo de regularização.

 

Desde o início de 2013 a prefeitura já beneficiou 2,8 mil famílias com a entrega de documentos como esse, o que representa um total aproximado de 703 mil metros quadrados de áreas regularizadas somente nesta administração.

 

O termo entregue, que contém a assinatura da presidente da Cohab-Campinas e de um procurador do município, é um documento que vai servir aos titulares dos lotes até que o processo de obtenção do registro do parcelamento da área seja concluído no Cartório de Registro de Imóveis. Esta é a penúltima ação legal até que as famílias possam requerer o registro dos terrenos junto ao cartório.

 

O evento, que aconteceu na CEI João Vialta, contou com as presenças de vereadores, diretores e servidores da Secretaria de Habitação e da Cohab-Campinas.

 

Sanasa, Setec, Emdec, Samu e Guarda Municipal apoiaram a realização da cerimônia.

 

 

 

Vitória

 

O presidente da Associação de Moradores do Núcleo Residencial Metonópolis, Antônio Bezerra de Faria, o Toninho, comemorou a conquista do título de posse, após cerca de 30 anos.

 

“Essa área começou a ser habitada em 1970, não tinha asfalto, não tinha nada aqui. A comunidade foi chegando, se integrando, e em 1980 começou a chegar mais pessoas de outros estados. Em 1988 eu já estava morando aqui. Depois de muitas administrações anteriores, nós viemos receber nosso título tão sonhado do prefeito Jonas Donizette, que está trabalhando demais em Campinas”, ressaltou.

 

O prefeito, Jonas Donizette, aproveitou o encontro para prestar contas à população do Metonópolis sobre as melhorias e serviços que já implementou ou ainda implementará no distrito do Campo Grande, não apenas na área de regularização fundiária. Segundo Jonas, a criação do pronto socorro odontológico está os principais serviços aos moradores da região.

 

“Eu sei que ainda tem muito pra gente fazer, pra gente melhorar, por exemplo, nos próximos dias, eu vou entregar o pronto socorro odontológico do PA (Posto de Saúde) do Campo Grande. A pessoa tem dor de dente e não tem aonde ir, é terrível. A gente vai colocar agora, já fiz o concurso, chamei os dentistas, está quase pronto o consultório e vamos abrir esse pronto socorro. Então, eu queria aproveitar essa oportunidade para poder conversar, dialogar, olhando nos olhos das pessoas, porque acho que essa é melhor maneira da gente se comunicar”, explicou o prefeito.

 

A secretária de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ana Maria Minniti Amoroso, destacou que o programa de regularização fundiária continua, até o fim deste ano, com previsão de entrega de cerca de 9 mil títulos.

 

“Nesse mês de junho, vamos completar 3 mil títulos entregues, em três anos e meio. É muito mais do que a Prefeitura já fez no passado, em 10 anos. E nós estamos com o pé no acelerador, prefeito, até o final do ano, vamos entregar mais 9 mil se Deus quiser”, garantiu a secretária.

 

Histórico

 

O Núcleo Residencial Metonópolis teve início no final da década de 70 quando a área foi sendo gradativamente ocupada por parentes de moradores que viviam nos bairros do entorno e também por migrantes de outros estados, principalmente Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

O período de maior adensamento ocorreu na década de 80 com a chegada de famílias inteiras vindas de outros bairros da região Noroeste que optaram por morar precariamente devido às condições financeiras.

 

Atualmente o local já conta com redes de água, esgoto, energia elétrica e de iluminação pública, além de sistema de coleta e remoção de lixo.

 

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural