Noticias

Prefeitura socorre 17 famílias nas regiões Sul e Leste de Campinas

04/01/2016

A Prefeitura de Campinas, por meio da Defesa Civil e das secretarias de Habitação, de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e de Serviços Públicos, socorreu 17 famílias e interditou moradias nestas terça e quarta-feira. Hoje, quarta-feira, 30 de dezembro, foram atendidas 15 famílias no Núcleo Novo Flamboyant e nos jardins do Lago 2 e Itatiaia. Ontem, duas outras famílias foram atendidas no Jardim Samambaia. As ações fazem parte da Operação Verão da Defesa Civil. 

As famílias foram encaminhadas para abrigos e na segunda-feira, 4 de janeiro, devem comparecer à Cohab para solicitar o auxílio moradia.  

A interdição das casas e a remoção das pessoas são ações preventivas da Administração Municipal, que visam preservar vidas de famílias que moram em áreas sob risco de alagamento e desabamento.

Nesta quarta pela manhã, seis residências foram desocupadas e demolidas na Rua Cabo Rubens Zimmermann, no Jardim do Lago, às margens do Córrego Taubaté, na  região Sul. À tarde, outras 9 moradias foram demolidas no Jardim Itatiaia e  Núcleo Novo Flamboyant, na região Leste.

As chuvas da última semana afetaram o solo de várias regiões de Campinas, deixando locais sob risco de desmoronamento. Por isso, áreas vulneráveis estão recebendo visitas da equipe da Operação Verão desde o começo da semana.

Caso os técnicos da Defesa Civil e Secretaria de Habitação constatem que uma casa está sob risco de desabamento, os moradores são retirados por medida de segurança e encaminhados para abrigos ou casa de parentes.

 Simultaneamente, a Defesa Civil e a Secretaria de Habitação avaliam se há necessidade ou não da demolição da residência. Trata-se de medida preventiva para que não haja risco para os moradores. A Secretaria de Serviços Públicos também está nesta quarta-feira no local, para dar apoio com máquinas e caminhões, assim como a Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, para prestar auxílio às famílias.

A Defesa Civil faz vistorias preventivas em outros locais na cidade toda enquanto Campinas permanecer em estado de atenção como parte das atividades da  Operação Verão, que começou no dia 1º de dezembro de 2015 e vai até 31 de março de 2016.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural