Noticias

Secretária de Habitação participa de fórum nacional em Goiânia

 

07/06/2016

A secretária de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso está em Goiânia onde participa até a próxima quarta-feira, 8 de junho, do 63º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, evento promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

 

Neste ano, o tema central trata sobre “Desafios para os gestores públicos de habitação diante do ambiente econômico de escassez de recursos e as perspectivas para a saída da crise”. Os debates terão a participação de gestores públicos da União, estados e municípios, além de representantes da sociedade civil as diversas alternativas para atendimento à população, identificando as fontes de recursos e possibilidades de parcerias com o setor privado.

 

O cenário atual de produção do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e as perspectivas de curtos e médios prazos para a retomada dos níveis satisfatórios de investimentos também serão abordados no congresso.

 

O evento também vai servir para que sejam apresentadas as experiências que estados e municípios estão desenvolvendo para produzir e apoiar a produção de moradia e tratar dos desafios da melhoria das condições de habitabilidade, com destaque para a regularização fundiária e imobiliária, para os programas de reforma e melhorias e para as ações integradas visando preservar a qualidade dos conjuntos habitacionais pós-ocupação.

 

Premiação nacional

 

A secretária Ana Amoroso apresentou, na manhã desta terça-feira, o projeto “Vilas Quilombo: O Recomeço” um dos vencedores do Prêmio Selo de Mérito 2016, concurso nacional promovido anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). Essa é a quarta vez que a empresa vence a premiação, somando os prêmios das edições de 2005, 2006 e 2015.

 

O projeto escolhido para representar a Cohab-Campinas, após implantação total, prevista para o final de 2017,  vai beneficiar diretamente cerca de 1,5 mil famílias.

 

O PAC Quilombo, como é conhecido, envolve obras de manutenção de áreas de preservação ambiental; prevenção de alagamentos e desmoronamentos, propiciando acesso viário; de infraestrutura e saneamento básico, com implementação de um parque linear contendo áreas de lazer e equipamentos na região Norte, em áreas dos bairros São Marcos, Santa Mônica e Jardim Campineiro; além de construção habitacional na região dos Amarais, no bairro San Martin, cujas unidades foram entregues em 2013.

 

O trabalho conta com uma verba federal de R$ 35,7 milhões e uma contrapartida municipal de R$ 4,2 milhões e, segundo Ana Amoroso, é um dos que representa o principal propósito da atual administração em relação aos munícipes.

 

“O prefeito Jonas Donizete tem nos solicitado sempre que entreguemos moradias e que possamos promover melhorias urbanísticas através de ações relevantes. Fomos além, porque vamos regularizar 776 lotes, ao final do projeto, além de já termos removido outras 705 famílias que viviam risco de morte diariamente, em moradias instaladas em locais impróprios. Parabéns a todos os envolvidos neste grande projeto”, ressaltou a secretária.

 

O ministro das Cidades, Bruno Araújo e o secretário de estado da Habitação, Rodrigo Garcia, confirmaram presença na entrega do prêmio à Cohab-Campinas, nesta quarta-feira, no encerramento do fórum.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural