Noticias

Governo Jonas Donizette regulariza primeiro bairro em Campinas

 

26/02/2016

O Jardim Rosália, localizado na região Norte da cidade, na área da Vila Padre Anchieta, saiu da categoria de núcleo e tornou-se o primeiro bairro de Campinas legalizado no governo Jonas Donizette.

 

O Registro de Parcelamento do Solo e as matrículas individualizadas de 283 famílias, expedidas pelo Cartório de Registro de Imóveis, foram entregues oficialmente à Associação de Moradores local na noite desta quinta-feira, 25 de fevereiro, na sede da entidade.

 

Os documentos permitirão que cada proprietário de casa ou terreno no Rosália possa obter sua escritura definitiva e registro junto ao cartório, desde que esteja em dia com suas obrigações perante à Associação de Moradores. As famílias receberam Termos de Reconhecimento de Posse por meio da Cohab-Campinas no final de outubro de 2015. E apenas quatro meses depois, a associação já tem o documento oficial de regularização fundiária do bairro.

 

O vice prefeito Henrique Magalhães Teixeira, o deputado estadual, Davi Zaia, a secretária de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, e a presidente da associação do Jardim Rosália, Rosângela de Lima André, assinaram o documento de registro de parcelamento do bairro.

 

Além dos moradores do Rosália, presidentes de associações de moradores da região Norte e lideranças de bairro prestigiaram o evento.

 

Henrique Magalhães Teixeira cumprimentou os moradores e lideranças presentes e ressaltou a celeridade com que o processo foi encaminhado.

 

“Eu gostaria de cumprimentar a secretária Ana Amoroso, uma técnica, uma pessoa que já atuou na Cohab e na Sehab há tempos, que conhece toda a questão da Habitação do município a fundo. Não é à toa que as coisas estão andando rápido, que os processos estão eficientes e que a população está tendo o retorno esperado”, declarou.

 

O deputado Davi Zaia destacou a parceria do município com o programa estadual de regularização fundiária Cidade Legal. Por meio dele, o governo estadual oferece orientação e apoio técnico às prefeituras para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais.

 

“A Ana é funcionária da Cohab, atuou muito tempo como arquiteta, sabe da responsabilidade de cuidar dessa área tão importante, porque a cidade não espera para crescer, até que nós tomemos as decisões necessárias, o que impede, muitas vezes, a regularização. E além da luta de vocês, hoje nós temos no estado o programa Cidade Legal, que permite que o processo seja agilizado e que os custos sejam muito mais baratos”, salientou.

 

A secretária Ana Amoroso informou aos moradores que a prestação de serviço, por parte da Cohab, não termina com a regularização.

 

“Não é porque saiu a regularização que nós da Cohab vamos deixar de orientar vocês. E o que é importante vocês saberem é que, junto com o prefeito Jonas e a Secretaria de Urbanismo, nós já estamos buscando uma maneira de proporcionar um custo reduzido para vocês fazerem a construção de vocês ser averbada em matrícula, depois de passarem o imóvel para o nome, o que vai valorizar ainda mais o imóvel”, garantiu.

 

A presidente da Associação, Rosângela de Lima André, lembrou da luta contínua dos moradores e disse que “cada uma das pessoas presentes fez um pouco para ajudar na trajetória do bairro, até a legalização”.

 

Histórico

 

O Rosália já possui redes de água e esgoto, sistema de coleta e remoção de lixo e iluminação. O sistema de drenagem e pavimentação foi implementado pela associação.

 

O programa municipal de regularização fundiária já entregou cerca de 1,8 mil títulos entre 2013 e 2015. Até o final de 2016, a previsão é entregar títulos a proprietários de cerca de 11 mil lotes.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural