Noticias

Prefeito participa do lançamento do Programa Cohab e Você

 

28/06/2016

O prefeito Jonas Donizette e a secretaria de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), lançaram oficialmente, no último sábado, 25 de junho, na Vila Padre Anchieta, o “Programa Cohab e Você”, destinado prestar serviços e a oferecer informações em diversas frentes aos moradores de cada empreendimento implementado pela empresa.

 

A ideia de começar pela Vila Padre Anchieta surgiu em função de que o empreendimento possui mais 3,5 mil unidades habitacionais entre casas e apartamentos constituindo-se no maior conjunto implementado pela Cohab-Campinas, sendo que deste total, 695 adquirentes já estão aptos a obterem a escritura dos imóveis.

 

A cada um dos 695 moradores convocados por carta foi entregue um termo de quitação no qual a empresa atesta aos adquirentes que seus contratos não possuem mais pendências financeiras e que cada morador poderá procurar a Cohab-Campinas a fim de encaminhar o processo final de obtenção da escritura do imóvel. A periodicidade desses eventos de prestação de serviços será mensal.

 

Ao se dirigir às famílias do Conjunto Habitacional Padre Anchieta, durante a abertura do evento, o prefeito Jonas Donizette citou várias iniciativas da administração que proporcionaram benefícios à população, entre essas, a reforma da unidade de saúde da Vila Padre Anchieta e ao menos duas leis municipais sancionadas nos últimos dois anos, que servirão para ampliar a oferta de moradias populares na cidade.

 

Mas antes de listar as obras e medidas adotadas pela Prefeitura, Jonas destacou que a administração da cidade pode ser comparada ao cuidado de um pai com a família.

 

 “Eu falo que cidade é igual família, é uma família maior. E quase toda família tem um probleminha, vamos falar a verdade, não é? Às vezes  umas tem mais, outras tem menos, tem época que tem menos problemas, tem épocas que tem mais. Cidade é do mesmo jeito. E não é porque a família da gente tem problema que a gente deixa de gostar da família, não é? E a cidade é a mesma coisa, não é porque tem problema que a gente deixa de gostar da cidade. No livro do profeta Jeremias, nas escrituras, tem uma frase que diz assim: 'Orai pela paz na cidade, porque a paz na cidade é a sua paz'(Jr.29:7). E é para isso que a gente tem trabalhado aqui em Campinas”, ressaltou o prefeito.

 

A secretária de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ana Maria Minniti Amoroso, explicou que o programa “Cohab e Você” pretende regularizar a situação dos contratos de comercialização estabelecidos entre a empresa e os compradores de imóveis financiados com recursos do antigo Banco Nacional da Habitação (BNH).

 

“Não sei se vocês sabem, mas o prefeito nos deu a incumbência de tocar toda a regularização fundiária do município de Campinas. E atrelado a isso, nós começamos também a rever todos os contratos dos adquirentes da Cohab. E nós acabamos verificando que de muitos contratos, entre os já quitados, muitos titulares não tinham retornado à Cohab para dar baixa e obter a minuta de escritura, para poder levar ao cartório e fazer o registro. Também identificamos casos de pessoas que já tinham recebido a quitação do imóvel, mas não tinham efetuado o registro em cartório. Então, mediante todas essas peculiaridades, nós estamos implantando hoje essa ação, para prestar orientações, para que essas pessoas tenham no seu nome o seu imóvel. A gente só garante que o imóvel é da gente quando a gente vai no cartório e registra”, salientou a secretária.

 

O evento aconteceu no Espaço Cultural Maria Monteiro (Teatro da Vila Padre Anchieta) e contou com a presença de vereadores, secretários municipais, diretores e funcionários da Cohab-Campinas.

 

Sanasa, Samu, Setec, Emdec e Guarda Municipal apoiaram o evento.

 

Cohab e Você

 

O “Programa Cohab e Você” é inédito e se reveste de uma importância fundamental naquilo que se refere à prestação de serviços. Através de visitas mensais agendadas e anunciadas com a devida antecedência, técnicos vão se dirigir a cada um dos 74 empreendimentos implementados pela empresa no município com o intuito de oferecer aos moradores todas as orientações e informações gerais necessárias.

 

Todas as dúvidas que os adquirentes tiverem sobre os contratos firmados, obtenção de minutas de escritura, entre tantos outros serviços prestados pela Cohab-Campinas, serão esclarecidas pelos técnicos lembrando sempre que, cada empreendimento tem a sua peculiaridade e o cronograma das ações será delineado pontualmente.

 

No caso específico da Vila Padre Anchieta, o documento entregue é um termo de quitação através do qual a empresa declara que os contratos não possuem mais pendências financeiras e que cada morador poderá procurar a Cohab-Campinas, posteriormente, para encaminhar o processo de obtenção da escritura definitiva do imóvel.  

 

Padre Anchieta

 

O Conjunto Habitacional da Vila Padre Anchieta começou a ser construído pela Cohab-Campinas no final dos anos 70 numa área de 1,2 milhão de metros quadrados, com recursos do extinto Banco Nacional da Habitação (BNH) e foi entregue às famílias no início dos anos 80.

 

O empreendimento possui 3.564 unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, num total de 150,7 mil metros quadrados de construção.

 

Importante destacar que boa parte dos contratos firmados com a Cohab-Campinas já possui escritura, uma parcela considerável ainda está pendente sendo que os 695 convocados para este evento já estão aptos à obtenção da escritura.

 

O endereço da Cohab-Campinas para os devidos esclarecimentos é Avenida Faria Lima, número 10, Parque Itália, ao lado do Hospital Municipal Mário Gatti. Mais informações, basta ligar para a central de atendimentos da Cohab-Campinas, nos telefones 3119-9575 ou 3119-9576 ou acessar o site www.cohabcp.com.br.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural