Noticias

Prefeitura e Cohab entregam títulos de posse a famílias do Sete de Setembro

 

01/10/2015

O prefeito Jonas Donizette e a secretária de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, entregaram oficialmente nesta quarta-feira, 30 de setembro, 255 termos de reconhecimento de posse a famílias do Núcleo Residencial Sete de Setembro, localizado nas proximidades da Vila Padre Anchieta, na região Norte.

 

Essa é a terceira série de entregas de documentos oficiais em áreas em processo de regularização, previstas até dezembro de 2015. Até esta data, 651 famílias já foram beneficiadas com a entrega de documentos como esse, o que representa um total de 314 mil metros quadrados de áreas regularizadas pela atual administração.

 

O evento aconteceu no Centro Comunitário da Associação de Moradores do núcleo, no mesmo bairro, e contou com as presenças do vereador José Carlos Silva, representando a Câmara Municipal de Campinas, de líderes de associações de moradores da região, do diretor técnico da Cohab-Campinas, Jonatha Roberto Pereira, do gerente do Departamento Comercial da Cohab, Vanderlei de Oliveira, e demais funcionários da companhia  e moradores do Residencial Sete de Setembro.

 

O Termo de Reconhecimento de Posse e Obrigação de Outorga de Escritura Definitiva de Venda e Compra é um documento provisório, que vai servir aos titulares dos lotes até que todo o processo de registro do parcelamento da área seja concluído no Cartório de Registro de Imóveis. Na prática, é a penúltima ação legal até que as famílias possam requerer o registro de seus terrenos junto ao cartório.

 

Vitória

 

Os moradores do Núcleo Residencial Sete de Setembro não esconderam a emoção ao receber o documento oficial das mãos do prefeito Jonas Donizette, após uma espera de mais de 20 anos.

 

O presidente da associação local, Elídio Guimarães, disse que finalmente estava realizando um sonho, quando falou aos moradores presentes.

 

“Gente, acabou aquele negócio de que somos sem terra, sem teto, foi uma luta de 25 anos. É gratificante, uma honra, a gente ser voluntário para ajudar as pessoas e, enquanto eu viver, vou continuar nessa batalha. Hoje, eu posso dizer que estou colhendo frutos de uma luta acirrada, junto com vocês, e agradeço a todos os funcionários da Cohab, da Sanasa e de todas as autarquias e empresas públicas em que eu estive, na prefeitura, buscando melhorias para nosso bairro”.

 

O prefeito parabenizou a comunidade pela conquista e em sua fala, aos moradores,  destacou a função que mais gosta de desempenhar entre as diversas atividades inerentes ao cargo de prefeito.

 

“Vocês devem imaginar que em uma cidade com um milhão e duzentos mil habitantes tudo a gente tem que fazer, aquilo que a gente gosta e aquilo que a gente não gosta muito. E eu confesso a vocês que  o que eu mais gosto é isso aqui: é olhar nos olhos das pessoas, é conversar com as pessoas, porque foi assim que eu fui a minha vida toda, desde a época do rádio. E essa parte de moradia é uma área em que eu tenho me dedicado muito, como a regularização fundiária. No mundo que a gente vive hoje em dia, quando você não tem documento, se vive sempre uma incerteza, uma insegurança. Então, esse documento dá para você a garantia de que o cantinho que você vive é seu, vai ficar para seus filhos”, garantiu Jonas.

 

A secretária de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ana Maria Minniti Amoroso, disse que o prefeito pediu empenho no processo de regularização e que o trabalho não para.

 

“Só neste segundo semestre nós já entregamos termos de posse no Parque Shalon e na Vila Penteado e agora chegou a vez de vocês. Os técnicos da Secretaria de Habitação e da Cohab estão trabalhando para cumprir um imenso cronograma de entregas de documentos como esse a outras famílias da cidade. E podem ter certeza que, assim como vocês, nós da administração também estamos muito felizes. Parabéns a todos!”

 

Histórico

 

A ocupação no Núcleo Residencial Sete de Setembro começou em 1997, com um loteamento clandestino promovido sobre uma área de propriedade da empresa Emipla Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda.

 

Posteriormente, a entidade contratou a Cohab para prestar assessoria tanto na negociação com os proprietários quanto nos trâmites técnicos referentes à regularização fundiária da gleba, que possui 52,5 mil metros quadrados.

 

O bairro já possui redes de água e esgoto, iluminação e sistema de coleta e remoção de lixo. Os sistemas de drenagem e pavimentação serão realizados pela associação de moradores.

 

Cronograma

 

Mais quatro núcleos vão ser beneficiados com a entrega de termos de reconhecimento de posse, totalizando 819 termos a serem entregues até o final de 2015. O número representa um total de 154,7 mil metros quadrados de áreas a serem regularizadas no município.

 

Até o final de 2016, mais 27 áreas serão beneficiadas, com previsão de entrega de documentos a titulares de quase 13 mil lotes.

 

O evento também teve apoio da Sanasa, Samu, Setec, Emdec e Guarda Municipal.
localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural