Noticias

Prefeito Jonas participa de sorteio habitacional do Residencial Vilas de Taubaté

 

14/09/2015

 O prefeito Jonas Donizette e a secretária de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, participaram,  no último sábado, 12 de setembro, na Estação Cultura, do sorteio de 660 apartamentos do Residencial Vilas de Taubaté 1,2 e 3.

 

 

 

 

 

 

 

 

As unidades foram implementadas com recursos provenientes de um projeto conjugado envolvendo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e Programa Casa Paulista. São destinadas a famílias removidas de bairros localizados no entorno da Sub-bacia do Córrego Taubaté, pertencente à Bacia do Rio Capivari, na Região Sul do município.

 

As famílias beneficiadas, que no último sábado sortearam as chaves dos apartamentos que irão ocupar,  foram removidas de áreas impróprias por conta da execução das obras de implementação da primeira fase do Parque Linear Vilas de Taubaté,  resultado da parceria entre o Ministério das Cidades, o governo estadual, a Prefeitura Municipal de Campinas e a Sanasa.

 

 O recadastramento foi realizado entre os dias 2 de março e 6 de agosto, num total de 110 dias úteis, e os reagendamentos foram atendidos entre os dias 7 e 28 de agosto, em 15 dias úteis.

 

Os apartamentos possuem cerca  de 43 metros quadrados, distribuídos em dois dormitórios, banheiro, sala e cozinha com área de serviço. O investimento total destinado ao Residencial Vilas de Taubaté é da ordem de R$ 73 milhões e a contrapartida da Prefeitura foi a doação da gleba.

 

Participaram também do sorteio o vereador Rafa Zimbaldi, neste ato representando a Câmara Municipal, secretários, diretores e funcionários da Cohab e da Secretaria Municipal de Habitação. Apoiaram o evento a Sanasa, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria Municipal de Cultura e Guarda Municipal.

 

 

O projeto

 

 O Parque Linear Vilas de Taubaté envolve obras de remoção e reassentamento de 660 famílias, implementação do Parque Linear e regularização fundiária. Ao final do projeto, cerca de 3,2 mil famílias serão beneficiadas.

 

As intervenções serão executadas numa área aproximada de 7,5 milhões de metros quadrados e propiciarão a manutenção de áreas de preservação ambiental, prevenção de alagamentos e desmoronamentos, acesso viário, obras de infraestrutura e saneamento básico, além da implementação de equipamentos de lazer e pista para corrida e caminhada.

 

Para o prefeito Jonas Donizette a casa própria é prioridade na atual administração.

 

“Eu queria muito ser prefeito de Campinas, mas quando cheguei encontrei uma situação bastante complicada. Porém, com seriedade e comprometimento, estamos mudando a história desta cidade, principalmente na área habitacional, pois já entregamos mais de cinco mil moradias desde 2013 e pretendemos entregar mais mil unidades até o fim do ano. Quero dizer também que venho de uma família humilde e que eu sei muito bem o quanto significa para cada um de vocês ter um lar. E um detalhe importante: no caso de vocês que estão aqui hoje, nós trabalhamos para que vocês continuassem morando onde possuem raízes sem precisarem se mudar de região”, afirmou.

 

A secretária de Habitação Ana Amoroso, disse que o projeto foi desenvolvido com o objetivo principal de resolver, de forma integrada e definitiva, todos os graves problemas da região, especialmente no que se refere às questões habitacional e ambiental.

 

“Esta é mais que uma conquista para vocês que sofrem há muitos anos com os inúmeros problemas e o risco iminente de alagamentos e desmoronamentos. Nós também estamos muito felizes em cumprir mais esta etapa determinada pelo Prefeito Jonas Donizette que, mais que qualquer outro prefeito, valoriza a conquista da casa própria. Nosso pedido a vocês é que cuidem desses apartamentos, não se desfaçam dele e que sejam muito felizes”, completou.

 

Trabalho Técnico Social

 

 A partir desse sorteio, as 660 famílias serão integradas às diversas fases que antecedem a mudança efetiva aos apartamentos, desde a prestação de orientações em diversas frentes para a vida em condomínio, com dicas sobre economia doméstica, coleta seletiva de resíduos, cuidados com o imóvel, sobre a boa convivência entre vizinhos, até as etapas de assinatura de contratos habitacionais e de vistoria dos apartamentos.

 

Essas ações compõem o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) voltado ao Residencial Vilas de Taubaté, por meio do qual as famílias contam com acompanhamento de assistentes sociais durante três meses antes e mais nove meses depois da ocupação efetiva dos imóveis.

 

Projeto Premiado

 

O Projeto Parque Linear Vilas de Taubaté foi um dos vencedores do Prêmio Selo de Mérito 2015, na categoria Impacto Regional - Sustentabilidade. O projeto concorreu com outros 22 trabalhos de várias regiões do País em competição promovida anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). O prêmio contempla projetos que se destacaram e  que são exemplos a serem adotados nos demais estados do Brasil.

A premiação aconteceu em julho passado durante a realização em Campinas do 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, promovido pela ABC, e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).

 

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural