Noticias

Funcionários da Cohab-Campinas aderem ao Outubro Rosa

 

 26/10/2015

Os funcionários da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) também aderiram ao “Outubro Rosa” , um movimento mundial que tem como objetivo alertar, conscientizar e informar as pessoas sobre o câncer de mama.

Funcionários e colaboradores foram desafiados a utilizarem alguma peça ou adereço rosa que remetesse à campanha nesta segunda-feira, 26 de outubro, neste que é o mês oficial da mobilização contra a doença.

O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade, especialmente às mulheres. A primeira iniciativa vista no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo, capital no dia 2 de outubro de 2002 quando foi celebrado o aniversário de 70 Anos do término da revolução

Neste ano, a Prefeitura de Campinas também desenvolveu ações conjuntas com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Unicamp (Caism), o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o Complexo Hospitalar Ouro Verde, o Hospital Celso Pierro, a Unimed, o McDonald's, a 3M, a Anggulo Eventos e a Symetria Centro de Beleza.

Outras entidades também planejaram, de forma independente, iniciativas na cidade para divulgar a importância de ações preventivas, assim como consultas periódicas aos profissionais de saúde.

Para a coordenadora de Recursos Humanos da Cohab-Campinas, Lairce Aniceto Cardoso da Silva, a prevenção é essencial.

Campanha de conscientização é sempre um ato de amor e será sempre bem-vinda. São momentos que nos fazem parar para lembrar como a vida é importante”, destacou.

Prevenção

Muitas mulheres descobre a doença durante a realização do autoexame da mama que deve ser feito uma vez por mês, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não menstruam.

Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o autoexame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Para examinar as mamas o procedimento é bem simples: Em pé em frente ao espelho, palpar a mama e observar se existe algum nódulo e depois e repetir a palpação deitada.

Outro exame indispensável é a mamografia, único exame capaz de detectar a doença no início e a melhor técnica para diagnosticar câncer de mama em mulheres acima de 35 anos. Trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a detectar alterações na mama.
 
Esse exame é desconfortável mas extremamente útil, em especial, nas mamas gordurosas e naquelas de mulheres na pós-menopausa, pois permite visualizar pequenos nódulos, muitas vezes não palpáveis, usando uma carga de radiação muito baixa.

Como em todos os outros tipos de câncer, as células possuem informações chamadas genes que mostram como devem ser suas tarefas. Quando ocorrem erros nesses genes, as células perdem sua função normal e passam a desenvolver atividades anormais, como, por exemplo, um crescimento desorganizado, formando o que chamamos de tumor e é importantíssimo salientar que o câncer de mama também pode atingir os homens.

A doença

O câncer de mama consiste, atualmente, na maioria dos países e principalmente no ocidente, na principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Em 2014, foram 57 mil novos casos no Brasil, com 14,3 mil mortes. Em Campinas são cerca de 100 mortes por ano. O número só é menor do que o de óbitos por doenças cardiovasculares. Em 2014, 108 campineiras morreram em decorrência do câncer de mama e, somente este ano, foram 62.

 “O câncer é uma doença tratável e curável, especialmente com diagnóstico precoce”, afirma o secretário municipal de Saúde de Campinas, o médico hematologista Carmino Antonio Souza. Por isso é fundamental a realização da mamografia anualmente a partir dos 50 anos.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural