Noticias

Presente de Natal: famílias do Padre Josimo recebem títulos de propriedade

 02/12/2015

O prefeito Jonas Donizette e a secretária de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, entregaram oficialmente na noite desta terça-feira, 1º de dezembro, 258 termos de reconhecimento de posse a famílias do Residencial Padre Josimo, núcleo localizado na região Norte, nas proximidades da Vila Padre Anchieta.

Essa é a quinta série de entregas de documentos oficiais em áreas em processo de regularização, previstas até dezembro de 2015. Até hoje, mais de 1,6 mil famílias já foram beneficiadas com a entrega de documentos como esse, o que representa um total de 422 mil metros quadrados de áreas regularizadas pela administração do prefeito Jonas.

O evento aconteceu na Chácara Dante Show, no mesmo bairro, e contou com as presenças do vereador André von Zuben , representando a Câmara Municipal de Campinas, de líderes de associações de moradores da região, do diretor técnico da Cohab-Campinas, Jonatha Roberto Pereira, do gerente do Departamento Comercial da Cohab, Vanderlei de Oliveira, funcionários da companhia, da Secretaria Municipal de Habitação  (Sehab) e moradores do núcleo residencial.

O Termo de Reconhecimento de Posse e Obrigação de Outorga de Escritura Definitiva de Venda e Compra é um documento provisório, que vai servir aos titulares dos lotes até que todo o processo de registro do parcelamento da área seja concluído no Cartório de Registro de Imóveis. Na prática, é a penúltima ação legal até que as famílias possam requerer o registro de seus terrenos junto ao cartório.

 Realizando Sonhos

Os moradores do Núcleo Residencial Padre Josimo ficaram emocionados por terem recebido, das mãos do prefeito, um documento tão importante.

Segundo o presidente da associação de moradores, José Aparecido Carvais da Silva, as famílias estão realizando um sonho antigo.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Deus por ter permitido a realização desse evento, de suma importância pra gente, que faz com que deixemos de ser clandestinos para sermos proprietários. Vamos ser os legítimos proprietários dessa terra, depois de tantas lutas”, comemorou.

Durante o discurso, o prefeito Jonas Donizette falou da emoção que também sentia ao entregar o documento aos moradores.

“Momentos como esse me deixam muito feliz, porque eu queria ser prefeito para isso. Eu não tenho grandes ambições na minha vida, eu gosto de ajudar as pessoas. E esse documento tem uma coisa especial. Ele diz pra vocês assim: esse terreno é seu, essa casa é sua e vai ficar para os seus filhos”, garantiu Jonas.

A secretária de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ana Maria Minniti Amoroso, disse que muitas outras famílias também serão beneficiadas neste processo de regularização fundiária.

“O prefeito Jonas disse outro dia que quer entrar pra história como o prefeito que mais entregou títulos de propriedade em Campinas, e, no que depender de nós, da Cohab e da Sehab, ele vai sim alcançar esta meta, já que no ano que vem está prevista a entrega de outros 13 mil documentos como esse que vocês estão recebendo hoje,” afirmou.

 Histórico

A ocupação no Núcleo Residencial Padre Josimo teve início em 2001. Em 2004, a prefeitura desapropriou 50% da área por interesse social a fim de implantar um conjunto residencial. Mais tarde, a entidade contratou a Cohab para prestar assessoria tanto na negociação com os proprietários quanto nos trâmites técnicos referentes à regularização fundiária da gleba, que possui 58,5 mil metros quadrados.

O bairro já possui redes de água e esgoto, iluminação e sistema de coleta e remoção de lixo. Os sistemas de drenagem e pavimentação serão realizados pela associação de moradores.

Cronograma

Mais dois núcleos vão ser beneficiados com a entrega de termos de reconhecimento de posse, totalizando 102 documentos a serem entregues até o final de 2015. O número representa um total aproximado de 24,3 mil metros quadrados de áreas a serem regularizadas no município.

Até o final de 2016, mais 27 áreas serão beneficiadas, com previsão de entrega de documentos a titulares de quase 13 mil lotes.

O evento também teve apoio da Sanasa, Samu, Setec, Emdec e Guarda Municipal.

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural