Noticias

Diagnóstico da Cohab norteia regularização do Santo Antonio

 13/11/2014

Representantes da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e da Associação de Moradores do Núcleo Residencial Santo Antônio, na região Sudoeste, se reuniram na quarta-feira, 12 de novembro, para firmar um contrato de prestação de serviços que vai subsidiar o processo de regularização do núcleo.

A assinatura do documento contou com as participações da secretária de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ana Maria Minniti Amoroso,  dos demais  diretores da companhi , do presidente da associação, Pedro da Silva, além de outros cinco moradores da área.

O objeto do contrato é a apresentação de um diagnóstico técnico, jurídico e social da situação fundiária do núcleo, o qual prevê a realização de análises, estudos e levantamentos que apontarão a viabilidade e possibilidade da regularização da ocupação, além de eventual necessidade de remoção de famílias para a conclusão do processo.

Tudo isso visando, num segundo momento, a obtenção da titularidade dos lotes das famílias associadas. E, consequentemente, a realização de serviços de infraestrutrura tão aguardados pelos moradores: implantação de redes de água e esgoto e pavimentação.

E para que a parceria tenha êxito, a secretária Ana Amoroso reiterou ao presidente da entidade que a Cohab-Campinas depende muito do comprometimento dos moradores. “Precisamos de regularidade em relação aos pagamentos mensais da associação, para o processo não travar em nenhuma etapa”, salientou.

Já o presidente da associação, Pedro da Silva, garantiu que a grande maioria dos associados está comprometida. “Tem gente que não quer nada com nada. Mas muitos querem fazer a coisa certa”, garantiu.

Histórico

O loteamento Jardim Santo Antônio foi devidamente aprovado na prefeitura, no final da década de 50. Segundo consta, parte dos lotes pertence a empresas e outra a particulares, no entanto, muitos desses terrenos foram comercializados sem registro oficial ao longo dos anos, o que dificulta a identificação dos titulares originais, e, sendo assim, o processo de regularização como um todo.

Outro entrave é que o bairro também sofreu ocupações irregulares, a partir de 1996, e as características físicas que o local apresenta hoje não condizem com o projeto originalmente aprovado, nem com a situação jurídica oficial do bairro.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural