Noticias

Sehab acompanha PM em operação no Parque Universitário

 

16/09/2014

 A Coordenadoria Especial de Habitação Popular (Cehap), vinculada à Secretaria de Habitação (Sehab), auxiliou a Polícia Militar desde a madrugada desta terça-feira, 16 de setembro, até por volta de 8h30, em operação de reintegração de posse desencadeada para desocupar uma área de chácaras particular, de aproximadamente 60 mil metros quadrados, localizada às margens da avenida Ruy Rodriguez, no Parque Universitário. Ao final da ação, foram derrubadas 420 moradias improvisadas erguidas no último dia 7 de agosto, pelos ocupantes.

Nenhuma família foi encontrada no local, durante a operação, que contou com 90 policiais militares, 20 guardas municipais, oficiais de justiça, duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, além de representantes do Conselho Tutelar, da CPFL, Emdec e da secretaria de Assitência Social.

Segundo informações da Cehap, a ação transcorreu normalmente porque grande parte dos ocupantes da gleba, próximo à Ruy Rodriguez, migrou para outra ocupação irregular recente, ocorrida no último sábado, dia 13 de setembro, numa área particular do Jardim Itatinga, região Sudoeste.

Cerca de 200 barracos foram montados na Rua Anna Maria Marques, essencialmente pelas famílias que ocupavam a área do Parque Universitário. O proprietário da área, localizado ainda na segunda-feira, foi notificado no final do dia a tomar providências imediatamente para coibir a ocupação.

 

Cumprindo a lei
A secretária de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ana Maria Minniti Amoroso, reitera a necessidade do poder público municipal cumprir a lei, no que se refe às ocupações irregulares.

“Sabemos da situação das famílias, das dificuldades que enfrentam por não possuírem moradia própria e digna. Mas temos de cumprir as leis vigentes, porque é nosso papel e somos cobrados pelos órgãos competentes, que estão atentos a esses movimentos. Estamos trabalhando diariamente, mantendo contato com a iniciativa privada para tentar disponibilizar mais unidades habitacionais à população carente, e, por meio da Cohab, incentivando a formação de associações de moradores legalmente constituídas, visando a obtenção de moradias por meio de cooperativas”, salientou.

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 15 de setembro, entre o coordenador da Cehap e a liderança do grupo de ocupantes, na sede da Sehab, foi solicitado que o grupo organize uma lista com o nome e CPF dos titulares das famílias que agora se encontram no Itatinga, para apresentar à Secretaria de Habitação. Os dados servirão para que os técnicos possam confirmar ou não a inscrição de cada uma delas no Cadastro de Interessados em Moradia (CIM), administrado pela Cohab-Campinas.

A Sehab esclarece que somente poderão obter uma moradia em Campinas as famílias que estiverem regularmente inscritas e forem sorteadas através dos programas habitacionais vigentes no município, que são o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), em parceria com o governo federal, e o Programa Casa Paulista, em parceria com o governo estadual. Outra possibilidade é conseguir uma moradia através do sistema de cooperativas.

 

 

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural