Noticias

Cohab homenageia funcionários pelo Dia dos Pais

 

11/08/2014

A Coordenadoria de Recursos Humanos da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) decidiu presentear todos os homens (funcionários e colaboradores) da empresa e também da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) com uma caneca térmica, na tarde desta sexta-feira, 8 de agosto.
A homenagem foi feita para lembrar o Dia dos Pais, data que será celebrada no próximo domingo, 10 de agosto.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington a partir daí o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano.Finalmente em a data foi 1966, o ex-presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo ex-presidente Richard Nixon em 1972).
Celebração em outros países
Pelo menos outros treze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Canadá - O Dia dos Pais é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
Alemanha - Na Alemanha não existe uma data oficial. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa). Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família com troca de presentes presentes.
Peru - O Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Austrália- A data é celebrada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro. A data é conhecida como "O Dia do Defensor da Pátria
Ser pai não é algo muito fácil de explicar e nem uma tarefa fácil de desempenhar. Partindo deste princípio, alguns pais foram escolhidos aleatoriamente para que pudessem compartilhar conosco um pouco de suas histórias.

Cláudio de Souza – Coordenadoria de administração

Pai: profissão em tempo integral

Era uma segunda-feira normal, faltavam mais duas consultas na pediatra, infelizmente ela não quis esperar.  No dia 28/05/2012 veio ao mundo minha filha; precisou nascer devido ao fato que minha esposa estava com a pressão muito alta no final da gestação

Ficaram as duas internadas por quatro dias, coisa normal em parto prematuro. Uma segurança extra para nós. Tiveram alta no dia 31/05/2012, e fomos para liberados para irmos para casa. Passadas três semanas do nascimento dela, recebo um telefonema de uma mãe de um amigo, perguntando se ela estava bem, e se ela nasceu no Hospital Madre Theodora, eu estranhei a pergunta, mas ela logo explicou que estava passando no plantão da EPTV, que existia uma suspeita de um surto de tuberculose na UTI do hospital.

Fiquei angustiado, com uma sensação de perda, sabendo que o tratamento era doloroso para a pequena Ana Clara, e que poderia ser para o resto da vida. Entrei em contato com o hospital, eles mandaram esperar. Esta espera cada vez ficava mais longa. Depois de muitos telefonemas e ajuda de várias pessoas conseguimos marcar o exame que detectaria ou não o bacilo da tuberculose. Passada uma semana, fomos ao hospital receber a notícia, que para sorte nossa, era negativa para a doença.

Ficamos finalmente aliviados, mas fomos informados que ela ainda ficaria num grupo de observação até completar 2 anos, o que ocorreu este ano. Nenhum tipo de sintoma apareceu e minha filha quase nunca está doente. 

Se aprendi alguma coisa desse episódio? Sim, finalmente caiu a ficha que pai é uma profissão em tempo integral.

 

Wladimir de Barros Barbosa – Coordenadoria de Liquidações e Fundos

                                        Viver a vida

Sempre tive o desejo de ser pai, pois tive o exemplo maravilhoso dessa relação com o meu, crescendo dentro de meu coração, e as oportunidades que a vida trazia à minha porta foram instrumentos de fortalecimento e amadurecimento.

Durante quatro anos tentamos ter filhos, sem sucesso. Só que o tempo de Deus é diferente do nosso, e quando já planejávamos a adoção de uma criança, o nosso “presente” foi enviado dos céus. Meu filho é realmente um presente de Deus: alegre, sorridente, educado, inteligente, amoroso. Mas ser pai nos dias de hoje não está nada fácil.

A falta de valores familiares traz à tona diversas tragédias envolvendo pais e filhos. As novas tecnologias e os acessos diretos àss informações estão tirando das crianças a inocência e a alegria de “ser criança”, impondo a elas uma prematura responsabilidade.

Meu filho é uma criança feliz. Tenho a felicidade de poder servir de exemplo a um pequeno ser, brincando, conversando, fazendo refeições, banhos, viagens, chamando a atenção, mas sempre juntos, transmitindo um ao outro um amor incondicional que dificilmente o maior dos poetas conseguiria descrever em palavras. Me considero abençoado por ter a possibilidade de ser pai e ter um filho maravilhoso como o Yuri, que agora se prepara e está ansioso pela vinda de um irmãozinho ou irmãzinha. E, como não podia deixar de ser, vou ter novamente a felicidade de ser pai, tentando estar presente em todos os momentos, amando sempre.

Obrigado Deus pelos pais, pelos meus filhos e pelo meu pai.

 

Cirso Sabino da Silva - Arquivo

        A Felicidade de ser pai

A vida nos surpreende a cada dia. Não conheci o meu pai e esta frustração me acompanha até hoje, pois quando olho na minha certidão de nascimento e no meu RG não consta o nome do meu pai.

Mas, como na vida as alegrias e a felicidade sempre vêm juntas, hoje sou feliz por ser pai. A frustração de não conhecer o meu, isto não me abalou no decorrer de minha vida, pois tive ajuda de muitas pessoas que me orientaram e me ajudaram e eu só tenho a agradecer a todos.

Hoje tenho dois filhos, Adriano e Rodolfo, tento passar para eles toda a minha felicidade por tê-los como filhos maravilhosos, por acompanhar o dia a dia de suas vidas, passando a eles educação, respeito e honestidade, tudo que aprendi nesta vida, que é o mínimo que devemos ter.

Deus ainda me presenteou com duas lindas netinhas, a Júlia e a Maria Eduarda, fazendo com que eu continuasse sendo pai e avô ao mesmo tempo. Esta felicidade não tem preço.

 

 

 

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural