Noticias

Prefeito Jonas participa de sorteio habitacional do Residencial Vila Abaeté

30/06/2014

O prefeito Jonas Donizette e a secretária de Habitação e diretora-presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, participaram,  no último sábado, 28 de junho, do sorteio de 656 apartamentos do Residencial Vila Abaeté, referentes aos Condomínios 4, 10, 11 e 12. O evento foi realizado no próprio empreendimento, localizado no Jardim San Diego, próximo à Rodovia Santos Dumont, na região Sul.

As unidades foram implementadas pela Construtora Brookfield Incorporações, com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), e são destinadas a beneficiários já hierarquizados através de sorteio habitacional voltado ao Cadastro de Interessados em Moradia (CIM), administrado pela Cohab, em setembro de 2012.  

Depois da aprovação oficial da documentação das famílias por parte da Caixa Econômica Federal, gestora do programa no município, os beneficiários participaram desse terceiro sorteio para definir quais unidades irão ocupar dentro do residencial.

Para a realização do sorteio, a Cohab-Campinas e a Sehab contaram com apoio da Sociedade de Abastecimento de Água  e Saneamento (Sanasa), da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), da Serviços Técnicos Gerais (Setec), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Esportes e Guarda Municipal.

Bens valiosos e dignidade

A secretária Ana Amoroso reforçou às famílias a necessidade de preservar os apartamentos, os quais comparou a investimentos como a poupança.

“Vocês vão levar dez anos para quitar esses apartamentos, e dez anos passam rápido. Então, o que eu peço para vocês: a partir do momento em que realizarem as mudanças para suas unidades habitacionais, não vendam seus apartamentos. Se vocês venderem, nunca mais vão conseguir participar de nenhum programa habitacional no Brasil, porque o CPF de vocês consta lá no Ministério das Cidades. Essa moradia que voces estão recebendo vai funcionar como uma poupança, porque  hoje tem um valor e, dentro de dez anos, valerá muito mais”, ressaltou Ana.

Em seu discurso, o prefeito Jonas Donizette citou o exemplo específico de uma cidadã campineira, que o marcou para sempre, para destacar o fato de que a entrega de unidades habitacionais de qualidade devolvem a dignidade àqueles que viviam em condições precárias.

“Uma senhora, ainda na minha época no rádio, me disse uma coisa que eu nunca mais esqueci: Jonas eu fico triste, às vezes, porque sou uma pessoa que paga os compromissos certinho, mas quando vou a uma loja, eu não tenho um endereço para  fazer um crediário. E é por isso que a gente tem trabalhado muito para entregar moradias a essas famílias”, destacou.

A dona de casa Marildes Oliveira Santos ficou muito feliz por estar entre os contemplados. Ela contou que passava por dificuldades antes de receber o imóvel. “Foi uma bênção de Deus, porque a gente passou muita dificuldade por eu não poder trabalhar, por causa de um problema de coluna, e por estarmos vivendo apenas com o salário do meu marido. Estava muito difícil, agora estou confiante e muito alegre”.

O sorteio foi prestigiado, ainda, pelos secretários de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida; de Trabalho e Renda, Jairson Canário; de Recursos Humanos, Marionaldo Maciel; pelos presidentes da Sanasa, Arly de Lara Romeu, e do Camprev, Jose Ferreira Campos Filho; pela gerente de governo da Caixa Econômica Federal, Denise Rosa;  pelo representante da Brooksfield Incorporações, André Luccarelli, além de diretores, gerentes e coordenadores da  Secretaria de Habitação e da Cohab-Campinas.

Trabalho Social e características das unidades

A partir desse terceiro sorteio, as 656 famílias serão integradas às diversas fases que antecedem a mudança efetiva aos apartamentos, desde a prestação de orientações em diversas frentes para a vida em condomínio, com dicas sobre economia doméstica, coleta seletiva de resíduos, cuidados com o imóvel, sobre a boa convivência entre vizinhos, até as etapas de assinatura de contratos habitacionais e de vistoria dos apartamentos.

Tais ações compõem o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) voltado ao Residencial Vila Abaeté, por meio do qual as famílias contam com acompanhamento de assistentes sociais da Cohab-Campinas durante três meses antes e mais nove meses depois da ocupação efetiva dos imóveis.

Os apartamentos possuem cerca  de 42 metros quadrados, distribuídos em dois dormitórios, sala, cozinha com área de serviço e banheiro. Os condomínios ainda contam com área de lazer e salão de festas.

O investimento total destinado ao Residencial Abaeté é da ordem de R$ 116,9 milhões e cada unidade tem custo aproximado de R$ 61,9 mil. Os beneficiários vão pagar mensalmente o equivalente a 5% do valor da renda familiar para quitar seu imóvel, em 10 anos.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural