Noticias

Sorocaba busca experiência da Cohab para organizar sorteio habitacional

 

06/05/2014

Representantes da Prefeitura de Sorocaba visitaram a sede da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) na última segunda-feira, 5 de maio. Eles foram recebidos pela secretária de Habitação e presidente da companhia, Ana Maria Minniti Amoroso, que abriu a reunião, e por funcionários vinculados às coordenadorias de Informática e Gestão de Dados, Comercialização e Ação Social da Cohab, responsáveis pela organização das ações vinculadas aos sorteios habitacionais de Campinas.

Segundo os técnicos do setor de habitação de Sorocaba, o objetivo foi receber orientações e trocar experiências com os técnicos da Cohab-Campinas, para organização do primeiro sorteio voltado ao cadastro habitacional da cidade.

O município, localizado ao Sul do estado de São Paulo, possui cerca de 630 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo informou que Sorocaba conta com dois empreendimentos construídos com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), cujas unidades habitacionais foram totalmente destinadas a famílias removidas de áreas impróprias.

Agora, a administração municipal da cidade está prestes a organizar seu primeiro sorteio habitacional pelo PMCMV, marcado para o início do mês de junho, para entregar um total de 464 unidades habitacionais vinculadas a dois empreendimentos distintos, numa primeira etapa. Na segunda etapa, a meta do município é sortear e entregar 2.560 unidades a outras famílias pré-cadastradas.

O grupo da Cohab informou que organizou o primeiro sorteio do PMCMV, voltado ao cadastro habitacional de Campinas, em 2012, após a realização de diversos sorteios de endereços, já que as primeiras unidades habitacionais vinculadas ao programa foram destinadas a famílias removidas de áreas impróprias.

Ana Amoroso agradeceu a presença da comitiva de Sorocaba e reforçou a importância do encontro. “Esse tipo de iniciativa, marcada pela troca de informações e experiências, tem que existir para conhecermos os pontos comuns e diferenças no modo e trabalho, e assim podermos aperfeiçoar nossos processos constantemente”, declarou a secretária de Habitação e presidente da Cohab-Campinas.

Detalhamento

Os técnicos da Cohab-Campinas detalharam todas as ações realizadas antes e depois dos sorteios habitacionais voltados ao Cadastro de Interessados em Moradia (CIM), administrado pela companhia.

Eles pontuaram as prioridades, desde a necessidade de definição prévia dos critérios locais, por parte do município; criação de um regulamento específico para o sorteio e de uma comissão fiscalizadora; divisão do cadastro habitacional em grupos distintos, separando idosos e portadores de deficiências dos demais inscritos, até as definições sobre o local ideal para a realização do evento e sobre a forma como será divulgado antes e depois do sorteio, entre outras providências necessárias.

“Toda essa preparação é um trabalho intenso, que exige dedicação de vários funcionários e setores diferentes, pois a diversidade de opiniões ajuda a diminuir a possibilidade do processo sofrer impugnação. O mais importante é seguir os preceitos da legislação vigente”, ressaltou o gerente do departamento Comercial da Cohab, Vanderlei de Oliveira, responsável por dois dos setores que organizam os sorteios.

O diretor de Habitação de Sorocaba, Francisco Carlos da Silva, não escondeu sua surpresa diante da necessidade de tantas providências, antes da realização de um sorteio habitacional. “O detalhamento que vocês nos passaram nós recebemos de muito bom grado, será muito útil para definirmos a demanda (número total de famílias cadastradas aptas) destinada aos sorteios dos novos empreendimentos. É muito trabalho, pelo que percebemos, que agora teremos de colocar em prática em Sorocaba”, avaliou.

Uma das preocupações que os representantes de Sorocaba destacaram aos técnicos da Cohab, durante o encontro, é com a implementação dos Projetos de Trabalho Técnico Social (PTTS), que deverão ser organizados e aplicados nos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida no município. Eles admitiram não possuir a experiência da Cohab para tanto, e deixaram claro que gostariam de poder contar com os serviços da empresa para a concretização dos projetos.
localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural