Noticias

Cehap impede parcelamento irregular no Jardim São Francisco

 14/04/2014

Técnicos da Coordenadoria Especial de Habitação Popular (Cehap), vinculada à Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) removeram demarcações com pontaletes de madeira e fitas adesivas de uma área pública localizada no Jardim São Francisco, próxima ao Terminal Ouro Verde, na região Sudoeste do município, nesta segunda-feira, 14 de abril.

De acordo com o coordenador da Cehap, Roberto Miyamoto, a área próxima a uma mata tem aproximadamente 500 metros quadrados e foi demarcada durante o final de semana. No local não havia famílias.

“A fiscalização detectou esta demarcação irregular e prontamente fizemos uma solicitação à Guarda Municipal, que enviou homens e viaturas para apoiar nossa ação. Em poucos minutos, as marcações foram removidas”,afirmou.

Segundo a secretária de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, a ordem explícita do prefeito Jonas Donizette é não permitir que nenhuma ocupação irregular se estabeleça no município.

“As pessoas terão de entender que existe uma lei e que esta lei precisa ser respeitada. Estamos atentos e reafirmamos que a única forma de se obter moradia em Campinas é através de inscrição nos programas habitacionais vigentes na cidade que são o Programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com o governo federal e o Programa Casa Paulista, em parceria com o governo estadual. Portanto, somente vai obter casa própria quem estiver inscrito legalmente”, completou.

A ação

Durante a manhã uma equipe da Coordenadoria Setorial de Habitação Sudoeste esteve na Rua Charles Muller, no Jardim São Francisco, mas os técnicos foram recebidos com hostilidade pelos moradores da região, tanto que os quatros pneus de um carro da Sehab foram furados a golpes de faca.

Foi solicitado, então, o apoio da Guarda Municipal que prontamente apoiou a retirada dos pontaletes e fitas adesivas que demarcavam alguns lotes. Um boletim de ocorrência foi registrado.
A Prefeitura promoveu a operação com base no Decreto 16.920, de janeiro de 2010, que criou o Grupo de Controle e Contenção de Ocupações, Parcelamentos Clandestinos e Danos Ambientais - coordenado pela Habitação e que prevê ações intersetoriais entre a pasta e as secretarias de Urbanismo, Segurança Pública, Serviços Públicos e Verde e Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é coibir parcelamentos irregulares ou clandestinos, garantir o crescimento ordenado do município e a preservação de áreas ambientais.

 

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural