Noticias

Cohab estuda parceria para fomentar moradias e auxiliar egressos

31/01/2014

A secretária de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, e o diretor técnico da companhia, Jonatha Roberto Pereira, receberam na tarde da última quinta-feira, 30 de janeiro, na sede da empresa, o coordenador do Instituto Liberty,  Marcos Silveira.

O representante do Instituto Liberty, sediado em Campinas, iniciou o encontro explicando que a entidade funciona como um braço do Projeto Social Liberty, que atua no acompanhamento integral de egressos do sistema prisional, em Campinas e em outros municípios.

Segundo Silveira, pelo instituto são desenvolvidos projetos educacionais e de qualificação profissional, geração de renda, culturais e outros, com o objetivo de apoiar o ex-presidiário em sua reinserção social e contribuir com o exercício da cidadania e diminuição da criminalidade. 

Após a apresentação, o coordenador da instituição propôs a criação de uma parceria com a Cohab, no sentido de encaminhar ex-presidiários, liberados do regime semi-aberto no município, para atuar na construção de empreendimentos de interesse social implementados em Campinas. 

Marcos Silveira adiantou que a parceria poderia incluir a construção de um conjunto habitacional destinado a famílias de baixa renda, e apresentou, ainda, os mapas de ao menos duas áreas da cidade que poderiam abrigar o empreendimento, pois os proprietários estariam interessados em negociá-las.

A presidente da Cohab, Ana Amoroso, recebeu a proposta com entusiasmo e destacou que a empresa e o Instituto têm a possibilidade de construir uma parceria sólida, que poderá render muitos frutos. “A idéia é fantástica. Eu entendo que o instituto promove uma situação adequada e favorável para conseguirmos implantar mais projetos habitacionais para faixa 1 e 2 em Campinas”, salientou.

Segurança

O coordenador do Instituto Liberty, Marcos Silveira, garantiu segurança para a possível parceria com a Cohab. “A proposta é que a gente acompanhe o pessoal no dia a dia, não apenas no âmbito profissional, para envolver o parceiro de maneira segura. E a Construção Civil é o setor onde poderemos encaminhar muitos deles de uma só vez, o que certamente os favorecerá no processo de reinserção”, explicou.

Para o diretor técnico da Cohab, Jonatha Pereira, a proposta de parceria do Liberty converge com a missão da companhia. “O encaminhamento do público destinado aos empreendimentos, assim como a prestação de orientações técnicas, fazem parte da nossa rotina, o que representa uma espécie de selo de qualidade”.

Fundado em novembro de 2006, o Instituto Liberty passou a fazer parte  das atividades do Projeto Social Liberty a partir de 2009, para facilitar a formação de parcerias públicas e privadas e concretizar efetivamente os diversos projetos de apoio ao ex-presidiário.
Entre os parceiros da instituição, estão o Conselho Nacional de Justiça e a Justiça Federal.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural