Noticias

Aedic propõe parceria à Habitação para acelerar regularização do Distrito Industrial

 24/02/2014

A secretária de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ana Maria Minniti Amoroso, o diretor de departamento da Secretaria de Habitação (Sehab), Tak Chung Wu, e a arquiteta da Sehab, Renata Soares Marques, foram convidados para participar de uma reunião no Distrito Industrial de Campinas (DIC) nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, às margens da Rodovia Santos Dumont.  

O convite partiu do presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Campinas (Aedic), Rogério Geraldo de Carvalho, tendo em vista a alteração de comando na secretaria.

A regularização do DIC é responsabilidade da Sehab e envolve diferentes órgãos, além da Habitação, como a Emdec, as secretarias Finanças, Assuntos Jurídicos, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, além do Cartório de Registro de Imóveis e do Sistema Judiciário Estadual, o que  confere uma complexidade maior ao processo.

O encontro se destinou à apresentação informal da secretária Ana Amoroso ao grupo e à promoção de um estreitamento entre os representantes do poder público municipal e os empresários do DIC. A secretária ainda ouviu as dificuldades apontadas pelos empresários, referentes à regularização do distrito, no sentido de que ambas esferas unam esforços para dar continuidade e celeridade ao processo.

Expectativas

A secretária Ana Maria Amoroso comemorou o resultado do encontro e também ressaltou sua disponibilidade de criar uma parceria com o empresariado do distrito, garantindo ao grupo que já está envolvida pessoalmente nos trabalhos.

“Eu gostei muito do convite de vocês, muito obrigada. Quero estreitar nosso relacionamento e propor que possamos trabalhar juntos para agilizar a regularização do DIC. Estou disposta a abraçar essa causa e construir um plano de trabalho com vocês. Foi muito positivo estar aqui”, salientou.

Em sua fala, Ana Amoroso também destacou aos empresários a necessidade de reformular o decreto que estabeleceu a criação do complexo, detectada por ela e pelos técnicos da Sehab envolvidos na regularização.

A arquiteta da Sehab, Renata Soares Marques, que atua pessoalmente nos trâmites relacionados à regularização do Distrito Industrial desde 2002, enfatizou uma parte do entrave burocrático relacionado à questão.

“A regularização começou sem informações precisas, levou uns quatro anos para o trabalho aparecer, desde que foi iniciado. Hoje nós temos mapeada toda a área do distrito, as glebas e os loteamentos. E tudo o que temos mapeado na planta pode ser comprovado nas matrículas, que conseguimos obter através da Emdec. A gente fica feliz com essa abertura, proposta pela Ana, que se dispõe a ouvir as dificuldades e nos ajuda a encaminhá-las.

Já o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Campinas (Aedic) e também empresário, Rogério Carvalho, se mostrou confiante após o encontro. “Essa abertura, por parte da secretária de habitação, foi muito legal e é muito importante para o distrito. E os empresários que participaram da reunião conseguiram ter a noção de que o trabalho em prol do DIC tem que ser compartilhado”.

Histórico

A regularização do Distrito Industrial de Campinas (DIC) já avançou bastante, mas algumas empresas instaladas ainda não aderiram ao processo. Outro entrave é que a situação jurídica do distrito não corresponde à atual característica física encontrada no local.

O Distrito Industrial de Campinas (DIC) foi implantado pelo decreto municipal nº 4.517, de 1974, com a desapropriação de uma área de 4,4 milhões de metros quadrados composta por 15 loteamentos residenciais e outras glebas, que totalizavam cerca de 4.800 lotes, além de áreas públicas referentes aos loteamentos (ruas, praças e outros).

Atualmente, encontram-se instaladas na área cerca de 30 empresas. Desse total, 24 companhias aderiram ao processo de regularização fundiária proposto pela Prefeitura. Outras ainda não se interessaram.

 

.

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural