Noticias

Orçamento Participativo começa a definir prioridades para a habitação

04/06/2014

Entidades, ativistas e interessados na questão da moradia em Campinas começaram a definir suas prioridades em obras e serviços públicos para disputar verbas no orçamento municipal de 2014. O processo teve início na noite de segunda-feira, 2 de junho, com assembleia do Orçamento Participativo (OP), que reuniu 169 pessoas, no Salão Vermelho do Palácio dos Jequitibás.
A assembleia também elegeu seus conselheiros no OP, que atuarão entre 2014 e 2016: Gisele Cardoso Araújo (titular), Márcio Eduardo Marques (primeiro suplente) e Valdirene Alice Savoia Alvarenga (segundo suplente).
O prefeito Jonas Donizette foi representado na assembleia pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida, o Wandão. Também participou a secretária de Habitação, Ana Amoroso.
O calendário de assembleias do OP se estende até 11 de junho. Nesta quinta-feira, 5 de junho, às 19h, no Salão Vermelho, será a vez do setor de saúde.

 Histórico
Com um histórico de direcionamento para a execução de 664 obras e programas públicos (530 dessas demandas já foram executadas), o Orçamento Participativo completou 13 anos de existência em Campinas no último dia 26 de abril.
O OP nasceu de experiências de democracia participativa na região Sul do Brasil, em meados dos anos de 1980, e hoje vigora em diversos municípios brasileiros, de portes variados, e até já se expandiu para alguns lugares da América Latina e Europa. Até a Casa Branca está estudando a possibilidade de implantar o processo nos EUA.
Pelo processo, as comunidades se organizam para discutir, a partir de suas necessidades, as formas de arrecadação e as prioridades de investimentos das prefeituras.

O COP de campinas é composto por 123 representantes de regiões e segmentos de interesses socioeconômicos e culturais.

 

 

 

 

 

 

Para maiores informações, acesse na internet:

 

Agenda de Assembléias do Orçamento Participativo 2014 -
(redirecionar leitor para: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/chefia-de-gabinete-do-prefeito/orcamento-participativo/documentos/agenda-assembleias-2014.pdf)

Cartilha – Metodologia do Orçamento Participativo 2014 -
(redirecionar leitor para: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/chefia-de-gabinete-do-prefeito/orcamento-participativo/documentos/cartilha-op-2014-2016.pdf)

Jornal do Orçamento Participativo -
(redirecionar leitor para: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/chefia-de-gabinete-do-prefeito/orcamento-participativo/jornal-op.php)

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural