Noticias

Cohab-Campinas convoca 280 famílias sorteadas no PMCMV para reuniões preparatórias

 21/01/2014

As 280 famílias beneficiadas com apartamentos do Residencial Sírius, região Noroeste de Campinas, iniciaram na tarde desta terça-feira, 21 de janeiro, na sede da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), a primeira fase de reuniões preparatórias visando a nova vida em condomínio.

As unidades habitacionais foram sorteadas através do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) no 17 de agosto de 2013 e os encontros fazem parte das atribuições da Cohab-Campinas, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a PDG/Goldfarb, construtora responsável pela implementação obra.

Durante seis encontros a Cohab-Campinas vai reunir as 280 famílias dos condomínios A1 (Campo das Acácias) e B4 (Campo das Gardênias) que receberão instruções sobre os processos de vistoria dos imóveis, assinatura dos contratos de financiamento com a Caixa, além de todas as informações preliminares sobre o empreendimento, fase de ocupação dos apartamentos, eleição de síndicos e demais etapas que terão de cumprir no novo endereço.

Para a secretária de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ana Amoroso tanto os beneficiários como os funcionários da Cohab-Campinas estão ansiosos pela ocupação definitiva dos imóveis. “Nós entendemos a ansiedade das pessoas que desejam se mudar logo para os apartamentos, mas este é mais um estágio legal e importante que precisa ser cumprido. Dentro de pouco tempo as famílias poderão ocupar definitivamente os apartamentos e teremos completado mais uma etapa do programa habitacional na administração do prefeito Jonas Donizette”, completou

Segundo o diretor jurídico e comercial da Cohab-Campinas, Ricardo Barbosa, As reuniões preparatórias são parte do PTTS.“ É o primeiro contato efetivo dos moradores com técnicos da Cohab-Campinas, da Caixa e da Construtora, nas quais os adquirentes têm a oportunidade de obter esclarecimentos sobre o contrato firmado com a Caixa, bem como esclarecer suas dúvidas sobre o empreendimento, prazos de garantia, o que pode ou o que não pode ser instalado nas unidades, desde troca de piso, tipo de fogões, chuveiros, ventiladores de teto, etc, antes de se mudarem”, concluiu.

Trabalho Técnico Social

Como normalmente acontece nos empreendimentos do PMCMV, as famílias  contam com orientação total para a nova vida em condomínio.

Esse processo acontece através do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) voltado aos beneficiários do programa e aplicado junto aos beneficiários por um período de 12 meses. A iniciativa é o resultado de um convênio estabelecido entre a Prefeitura e a Caixa, por meio do qual serão implementadas ações de prestação de informações, organização comunitária e condominial, educação econômica, patrimonial, sanitária e ambiental.

As famílias também recebem noções de direitos e deveres nas relações familiares e de vizinhança através da orientação prestada por profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (3ª Subseção Campinas).

Entre os participantes da primeira série de reuniões preparatórias estava Viviane de Souza Carvalho, que morou sozinha com seu casal de filhos e há dois anos voltou a viver com a mãe.

“As expectativas são as melhores possíveis. Nós fomos visitar o apartamento e estamos encantados, porque vamos ter a nossa casa. Esse trabalho de preparação é muito importante, pois a maioria das pessoas está acostumada a viver em casa. Esse  processo é bacana, é o aprender a conviver, educação mesmo”, avaliou a beneficiária.

Cronograma

Segundo a assessoria técnica do PTTS o cronograma a ser obedecido é o seguinte:

- 21 e 22 de janeiro – Encontros com assistentes sociais da Cohab-Campinas, na sede da empresa

- 24 e 27 de janeiro – Encontros com representantes da Construtora PDG/Goldfarb na sede da Cohab-Campinas

- 28 e 29 de janeiro – Encontros com representantes da Caixa Econômica Federal na sede da Cohab-Campinas

As datas da vistoria dos imóveis, assinatura dos contratos e mudança definitiva ainda não foram definidas. Quando estiver totalmente concluído o Residencial Sírius vai abrigar 2.620 apartamentos, cada um com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e corredor, numa área total de 41,36 m2, além de uma vaga na garagem.

O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 136,1 milhões, entre recursos federais e contrapartidas municipais. As etapas do empreendimento foram sorteadas entre abril de 2012 e agosto de 2013.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

REQUERIMENTO DE TRANSFERÊNCIA DE ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO - (CCOM e CSOC) (MONTE CRISTO, PQ. OZIEL, GLEBA B, LOTES) - 08:00 às 15:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural