Noticias

Padaria Comunitária da Vila Olímpia completa um ano

 11/11/2013

Os cooperados que administram a Padaria e Confeitaria  Comunitária da Vila Olímpia, na região Norte, e a comunidade local fizeram uma grande festa na manhã desta sexta-feira, 13 de dezembro, para celebrar um ano de atividades do empreendimento. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria de Trabalho e Renda e em parceria com o governo federal. 

O empreendimento visava atender, inicialmente, cerca de 2 mil pessoas que vivem nas 619 residências da vila. No entanto a previsão é que a demanda aumente rapidamente principalmente com a construção nas proximidades de uma creche, uma escola e da conclusão e entrega do Residencial Takanos que terá 600 unidades entregues em 2014.
A projeto foi desenhado pelo arquiteto da Secretaria de Habitação, Júlio César Martins Brandão e foi construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento da Região do Ribeirão Anhumas (PAC Anhumas). O investimento foi de aproximadamente  R$ 200 mil como suporte às famílias empreendedoras que são oriundas  de áreas impróprias.
A produção média, segundo os cooperados, é de 1,5 mil pães por dia, além de bolos, salgados e pizzas, sem contar que eles já estão aceitando encomendas para festas e confraternizações.

O secretário de Trabalho e Renda, Jairson Canário, enalteceu o empenho dos cooperados. “Parabenizo os cooperados da padaria comunitária pelo sucesso alcançado. Quando há planejamento e compromisso, os objetivos sempre são atingidos. Estamos entrando na Semana da Economia Solidária com o pé direito. O aniversário de um ano deste empreendimento é um sinal de que nosso Programa de Economia Solidária está no caminho certo”, afirmou.
Para o secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ricardo Chiminazzo, o projeto é vencedor.“A gente percebe quando um grupo de pessoas está interessado em se inserir no mercado de trabalho. O que fizemos foi apenas dar um pequeno empurrão e o resultado é este que estamos vendo hoje com geração de trabalho, renda e satisfação da comunidade”,completou.
A presidente da cooperativa, Vanilza Nascimento dos Santos, diz que a padaria é uma realidade. “Antes a gente trabalhava basicamente com o pãozinho francês, mas agora apostamos na diversidade de produtos como pudins, tortas e doces diversos. Vamos investir agora na ampliação do nosso espaço para estoque e na montagem de um pequeno escritório”,pontuou.
O vereador Carlinhos Camelô, neste ato, representando a Câmara Municipal, técnicos e assistentes sociais  da prefeitura e membros da comunidade também participaram da solenidade.

 O Início 

A prefeitura já possuía alguns equipamentos de padaria. Com os recursos do PAC Anhumas e o apoio do Banco Popular da Mulher (órgão administrador de recursos advindos de multas trabalhistas e que são revertidos para ações de geração de renda), conseguiu complementar os equipamentos e adquirir os utensílios necessários para a inauguração ocorrida em dezembro de 2012.

Durante todo o de 2013 os cooperados foram acompanhados pela equipe de economia solidária, além de terem participado de uma oficina de “Aperfeiçoamento na produção e gestão do negócio” que compreendeu também noções de artesanato e tratamento de resíduos sólidos, confecção e economia solidária.

Atualmente os funcionários da cooperativa se revezam em turnos de sete horas de trabalho e eles mesmos são responsáveis pela compra dos insumos, ficando como fomento da Prefeitura o pagamento de água, luz e gás por um prazo de dois anos. A retirada mensal de cada cooperado gira em torno de R$ 1,4 mil por mês.
A padaria comunitária fica na Rua da Natação, 250, Vila Olímpia, região Norte do município.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural