Noticias

Regularização do DIC 6, anunciada por Jonas, beneficiará 1,4 mil famílias

 16/12/2013

O prefeito Jonas Donizette anunciou no último sábado, 14 de dezembro, juntamente com o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ricardo Chiminazzo, a conclusão do processo de regularização do Conjunto Habitacional Santo Dias (DIC 6) às famílias que vivem no empreendimento, implementado pela Cohab em 1990.

O evento aconteceu no Ginásio Rogê Ferreira, no São Bernardo, e foi prestigiado não apenas pelos moradores do conjunto como também pelo vereador André von Zuben, representando a presidência da Câmara Municipal de Campinas, secretários e demais autoridades. Sanasa, Setec, Emdec, Samu e Guarda Municipal apoiaram a Cohab-Campinas na estruturação do evento.

Na ocasião, 1.430 famílias receberam cartas de convocação para comparecerem à Cohab, a partir de janeiro de 2014, a fim de que iniciem o processo de solicitação das minutas de escritura, documento que vai possibilitar a obtenção da escritura definitiva de seus imóveis no cartório competente.
O prefeito Jonas Donizette chegou ao evento pontualmente e acompanhou o andamento da entrega das cartas de convocação às famílias, que já havia começado para agilizar o atendimento. Jonas fez questão de falar rapidamente à população do DIC 6, para que os trabalhos pudessem prosseguir sem atraso.
“Tenho um recado muito importante para vocês: não percam o dia de atendimento agendado pela Cohab, é muito importante, porque inicia o processo para que vocês possam pegar o documento oficial dos imóveis, a escritura definitiva, salientou. Um bom Natal e Feliz 2014”, completou.

Após análise final por parte do 3º Cartório de Registro de Imóveis, o DIC 6 foi devidamente regularizado, isto é, obteve seu registro cartorário. E é esse registro em cartório que permitirá às famílias darem início no processo de obtenção da minuta de escritura, documento necessário para a solicitação da escritura definitiva dos imóveis.

Presente de Natal

Já o secretário de Habitação e presidente da Cohab, Ricardo Chiminazzo, nem quis discursar para que o atendimento não fosse prejudicado. Ele enfatizou seus sentimentos de realização e de dever cumprido.
“Para mim é muito gratificante poder anunciar mais um processo de regularização, que deveria ter sido concluído em administrações anteriores, sabemos muito bem, mas que, independentemente de qualquer coisa, acabou sendo finalizado com muito empenho na administração do prefeito Jonas. É resultado do comprometimento e trabalho incessante dos técnicos da Cohab, um verdadeiro presente de Natal para nós, servidores, que devolvemos dignidade às famílias e colocamos um ponto final na longa espera pelo direito à propriedade”.

E também foi como presente de Natal que uma das participantes do evento, Thaís de Almeida, encarou a convocação por parte da Cohab-Campinas. “Foram anos esperando. Eu vivi lá com meus pais, já me mudei há um ano e meio, e sei o que foi para minha mãe, que é titular do imóvel, essa espera. Ela não pode estar aqui, mas está muito feliz porque agora alcançou definitivamente seu objetivo de vida de ser proprietária legalmente”, ressaltou.

A expectativa é de que o processo de atendimento das famílias na Cohab-Campinas seja concluído em fevereiro de 2014, para que em março elas recebam oficialmente a minuta de escritura e possam se dirigir ao cartório para solicitar as escrituras.

 Conjunto Habitacional Santo Dias - DIC 6

O conjunto possui grandes proporções, sendo composto por 1.204 casas e mais 720 apartamentos distribuídos em 35 condomínios, totalizando 1.924 unidades habitacionais. Desse total de unidades ou contratos habitacionais, 1.430 estão aptos a receber a minuta de escritura por parte da Cohab-Campinas, por não possuírem pendências financeiras ou de qualquer outra natureza.

Pela grandiosidade do empreendimento, o processo de registro do conjunto foi difícil e moroso. Um dos aspectos dessa dificuldade em relação ao processo é a documentação referente ao empreendimento, bastante volumosa. Para se ter idéia da quantidade, eram necessários três funcionários da Cohab-Campinas para carregar os papéis referentes ao DIC 6, quando o processo ia para cartório. E todos os documentos precisam ser conferidos um a um, no cartório, de forma extremamente minuciosa e criteriosa.

Outra dificuldade é que muitos destes documentos têm prazo curto de validade, e, quando apresentados ao cartório, muitas vezes eram devolvidos porque já estavam vencidos e precisavam ser revalidados antes de uma análise efetiva.

A Cohab-Campinas vinha tentando encaminhar o registro oficial do complexo desde o início de setembro de 2012. Foram cinco apresentações da documentação ao cartório, com quatro devoluções. A última nota de exigências ocorreu em agosto de 2013, contando apenas as devoluções formais. Fora isso, ocorreram algumas exigências informais que a Cohab-Campinas procurou atender rapidamente, no mesmo dia em que os técnicos do setor jurídico foram informados.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural