Noticias

Jornada da Cidadania movimenta a comunidade no Jardim Bassoli

 30/09/2013

Advogados, médicos, assistentes sociais e profissionais liberais foram o grande destaque da  Jornada da Cidadania, uma ação social totalmente gratuita com prestação de serviços exclusivos às 2.380 famílias do Residencial Jardim Bassoli, na região Noroeste, empreendimento construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), no último sábado, 28 de agosto. 

Terceira realização do gênero destinada aos beneficiários do PMCMV, a Jornada da Cidadania aconteceu na quadra de esportes do próprio núcleo residencial, numa parceria entre a Cohab-Campinas e a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) e com total apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, dentro das ações previstas pelo Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS).

Além da Ordem dos Advogados do Brasil (3ª subseção Campinas), que prestigiou o evento com 16 advogados, a jornada contou ainda, com as participações de diversos órgãos públicos e parceiros da iniciativa privada, como Conselho Tutelar, Samu, Fundação Procon, Puc-Campinas, Defensoria Pública da União e do Estado, Correios, Instituto Embelleze, Instituto Sorridents e várias organizações não governamentais, entre outros.

Foram disponibilizados serviços como corte de cabelo, orientações sobre mediação familiar e vizinhança nas áreas jurídica, trabalhista e de consumo, de violência urbana, abertura de cadastro de emprego, emissão de carteira de trabalho, orientação bucal,troca de livros e muitos brinquedos para a garotada.

Prestação de serviços

Para o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ricardo Chiminazzo, várias parcerias já foram firmadas com o intuito de atender a população dentro dos próprios conjuntos residenciais. “Só posso agradecer a todos os órgãos e instituições envolvidos nesta jornada e em especial, ao presidente da OAB-Campinas, Daniel Blikstein pela parceria e o apoio constante nas nossas ações. Todos estão dedicando parte do seu tempo livre, durante um fim de semana, para melhorar a vida de um semelhante. É uma verdadeira lição de cidadania”, afirmou.

Segundo a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Campinas, Raquel Tamassia, é importante participar deste evento. “O projeto é de extrema importância e nesta ação estamos trazendo orientação jurídica, possibilitando a integração entre a OAB e a população beneficiária do programa. Queremos levar conhecimento e informação para o melhor convívio das pessoas. É também uma oportunidade de integração entre os órgãos públicos e a comunidade local; são pessoas que vieram de áreas precárias, de uma convivência diferente, e que agora estão vivendo em forma de sociedade nos conjuntos habitacionais  e o evento certamente terá frutos positivos para as famílias beneficiárias do programa”.

A auxiliar de limpeza Cícera Maria de Lima estava muito feliz com a iniciativa. “Estou doente e faz 12 anos que tento tirar uma nova carteira profissional para poder dar entrada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foi Deus quem colocou vocês aqui para nos ajudar”, disse emocionada.

 Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS)

O PTTS é realizado junto aos beneficiários do PMCMV pela Cohab-Campinas durante 12 meses, período em que as famílias recebem orientações e acompanhamento em diversas frentes. As famílias obtêm noções sobre economia doméstica, coleta seletiva de lixo, como funciona a vida em condomínio, encaminhamento em ações de trabalho e renda e outras. Os advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (3ª Subseção Campinas) também prestam orientações aos beneficiários do PMCMV, dentro do PTTS, sobre direitos e deveres nas relações familiares e de vizinhança.

Centro de Integração da Cidadania

Por meio do programa são oferecidas palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (ClC) e atividades educativas de promoção e conscientização na área de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.
Entre os principais projetos, destacam-se a “Jornada da Cidadania”, o “Sabadania”, o “Educação para Cidadania”, as “Mini-Jornadas” e os “Casamentos Comunitários”, que promovem ações de cidadania, cultura e lazer de forma itinerante em diferentes locais.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural