Notícias

Oficinas ambientais despertam a atenção de jovens e crianças da Gleba B

21/03/2013

Cerca de 100 jovens e crianças se reuniram nesta quinta-feira, 21 de março, no ginásio de esportes da Obra Social São João Bosco (OSSJB), na Vila Taubaté (antiga Gleba B), para participar de oficinas de conscientização ambiental. A ação faz parte das atividades vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento do Entorno do Aeroporto de Viracopos (PAC Viracopos) e também integra o cronograma de ações da Semana Municipal do Meio Ambiente.

A atividade resultou da parceria entre uma equipe de assistentes sociais vinculados à Secretaria de Habitação (Sehab), técnicos ambientais da Cohab-Campinas e representantes da OSSJB.

Numa das oficinas, a “Trilha Perceptiva”, os técnicos ambientais Maria do Carmo Barreto Barros e Pedro Gabriel Teixeira conduziam os participantes, com os olhos vendados, enquanto os mesmos tocavam e manipulavam folhas secas e verdes, grãos, pedras, terra e outros materiais, enquanto ouviam barulho de água corrente.

 Ao percorrer a trilha, eles também podiam sentir odores que remetiam à Natureza, por meio da ação dos técnicos, que acionavam vaporizadores e outros recursos para despertar o senso olfativo da “galera”. “O objetivo é fazer com que elas relaxem, num primeiro momento, para que depois agucem os sentidos e percebam as boas sensações que a Natureza provoca. É uma forma de aproximá-los de tudo isso”, explicou Maria do Carmo.

Já a pedagoga Tereza Miriam Pires Nunes, responsável pela “Ecobrinquedoteca” - oficina que disponibilizou jogos e brinquedos feitos com materiais recicláveis aos participantes, pretende não apenas despertar a consciência ecológica dejovens e crianças, como também formar “ecobrinquedistas”. “É uma oportunidade para que cresçam com uma visão diferente do mero consumismo. Mas também é voltada a profissionais das áreas de lazer, educação e terapêutica, para que a técnica possa se perpetuar”, esclareceu.

Opinião da galera

A estudante Josilene Silva, de 10 anos, estava entre os curiosos participantes da “Trilha Perceptiva”. Ela avaliou o resultado da experiência. “Foi muito legal, deu um pouco de medo, mas no fim a gente se sente muito bem e tranqüilo”.

Wellinton Alves, 8 anos, disse que gostou muito dos jogos da “Ecobrinquedoteca”. “A gente nunca pensa que pode fazer alguma coisa com tampas de garrafa de plástico e potes de iogurte”, revelou.

Os participantes ainda conferiram apresentações de fantoche e musical, a cargo de uma banda formada por crianças e jovens atendidos pela Obra Social São João Bosco, que fazem percussão em latas e galões reciclados.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural