Noticias

Presidente da Cohab-Campinas participa da Jornada da Cidadania no Santa Lúcia

 19/08/2013

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Cp), Ricardo Chiminazzo participou, no último sábado, 17 de agosto, da  Jornada da Cidadania, uma ação social com prestação de serviços exclusivos às 402 famílias do Residencial Santa Lúcia, na região sudoeste, empreendimento construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). 

Segunda realização do gênero destinada aos beneficiários do PMCMV, a Jornada da Cidadania aconteceu no salão do próprio núcleo residencial, numa parceria entre a Cohab-Campinas e a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), dentro das ações previstas pelo Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS).

O evento também contou com as presenças do diretor Jurídico e Comercial da Cohab, Ricardo Barbosa, e da diretora técnica do CIC, Regina Rodrigues Espogino, de assistentes sociais da Companhia. A Jornada contou, ainda, com as participações de diversos órgãos públicos e parceiros da iniciativa privada, como Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil, e os grupos Sorridents e Embeleze.

Foram disponibilizados serviços como corte de cabelo, além de orientações e serviço de mediação familiar e vizinhança nas áreas jurídica, trabalhista e de consumo, de violência urbana, abertura de cadastro de emprego e emissão de carteira de trabalho.

Para o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ricardo Chiminazzo, várias parcerias estão sendo efetivadas visando sempre atender a população da forma mais ampla possível. “O objetivo é aproveitar o fim de semana, que é exatamente quando as pessoas estão mais disponíveis, e trazer um pacote de serviços diretamente para os núcleos residenciais. Desta forma, as pessoas não precisam se locomover e são atendidas com uma variada gama de serviços”, finalizou.

Cidadania

Ricardo Barbosa, diretor Jurídico da Cohab, destaca o caráter social da iniciativa. “Muitas dessas famílias não têm noção da gama de serviços oferecidos pelos órgãos parceiros, por falta de conhecimento. Por isso, oferecer essa oportunidade é garantir cidadania plena a elas”, salientou.

A diretora técnica do CIC, Regina Rodrigues Espogino, acredita que a aproximação dos órgãos públicos com os beneficiários do PMCMV é bastante positiva. Segundo ela, a infraestrutura garantida pela Cohab ajuda na viabilização do evento. “Essa parceria está sendo muito importante para nós, pela aproximação com as famílias. E o oferecimento de mobiliário e de lanche aos funcionários que atuam nesse dia tem sido essencial”.

Mas quem estava mais feliz era a subsíndica e presidente do conselho do Santa Lúcia, Maria da Conceição José Tavares. “Ah, estamos recebendo esses serviços de bom grado e isso não tem preço, porque são pessoas muito carentes e que, muitas vezes, tem realmente dificuldade de locomoção”, comemorou.

PTTS e CIC

O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) é realizado junto aos beneficiários do PMCMV pela Cohab-Campinas  durante 12 meses, período em que as famílias recebem orientações e acompanhamento em diversas frentes. Já o Centro de Integração da Cidadania oferece palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania e atividades educativas de promoção e conscientização na área de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural