Noticias

Prefeitura sorteia 273 apartamentos pelo Programa Minha Casa Minha Vida

 23/09/2013

A Prefeitura, por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), promoveu, no último sábado, dia 21 de setembro, no Ginásio de Esportes Rogê Ferreira, o sorteio de 273 candidatos aptos a participar do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e de um cadastro reserva, ambos  vinculados ao Cadastro de Interessados em Moradia (CIM), administrado pela Cohab-Campinas.

Os sorteados serão convocados pela Cohab-Campinas, na ordem de hierarquização estabelecida pelo sorteio, para montagem de pastas de documentos, que serão encaminhadas à Caixa Econômica Federal para avaliação. Caso aprovados, eles celebrarão contratos de aquisição de unidades habitacionais vinculadas ao PMCMV junto à Caixa. Já os candidatos do cadastro reserva serão convocados apenas na eventualidade de exclusão, desistência, impedimento ou não cumprimento das normas do PMCMV por parte dos sorteados.

As famílias sorteadas e que tiverem a documentação aprovada pela Caixa Econômica Federal irão ocupar os apartamentos do Residencial Takanos, localizado na região Norte do município. A lista com os nomes dos sorteados já pode ser conferida no portal da Cohab-Campinas www.cohabcp.com.br e no da prefeitura www.campinas.sp.gov.br.

O endereço da Cohab-Campinas é Avenida Faria Lima, número 10, ao lado do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

Transparência

O sorteio, que foi acompanhado por cerca de 300 pessoas, contou com as presenças do secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ricardo Chiminazzo, do vereador  André Von Zuben, neste ato representando a Câmara Municipal, vereadores, secretários, representantes da Construtora FYP e de diversas entidades e associações de bairros.

O secretário Ricardo Chiminazzo abriu o evento dizendo aos presentes que o esforço do Governo Jonas de diminuir o déficit habitacional estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 40 mil unidades vai continuar. “Trago a todos vocês um abraço do prefeito Jonas Donizette que está acompanhando o governador Geraldo Alckmin em outro evento. Mas ele me pediu para dizer a vocês que ele está também muito feliz por  entregar mais 273 moradias. Deste o começo do ano, isto é, somente nesta administração, já entregamos mais de 2,1 mil unidades habitacionais através dos programas Minha Casa Minha Vida e Casa Paulista. Quem não foi sorteado hoje não deve desanimar porque existirão outros sorteios”, completou.

O vereador André Von Zuben ressaltou a importância de os políticos da cidade trabalharem em sintonia.“Vocês podem notar que este governo está fazendo de tudo para entregar moradias porque praticamente todo mês tem sorteio. É muito bom quando o governo se une ao Legislativo visando somente o benefício da população e esta é a nossa missão. Boa sorte a vocês na nova moradia”, destacou.

A auxiliar de limpeza Gercina Fernandes de Souza, mesmo tendo sido sorteada dentro do cadastro reserva, declarou estar bastante otimista. “É uma chance, né? Eu tenho documentos para comprovar minha situação e acho que posso conseguir minha casa. Só de ter o nome na lista de reserva, para mim, é um bom caminho”, expressou.

Preparação do sorteio durou dois meses

Os trabalhos de preparação para o sorteio começaram no final do mês de julho, quando a Cohab-Campinas suspendeu temporariamente o cadastramento voltado ao PMCMV para relacionar, entre os cadastrados do Cadastro de Interessados em Moradia (CIM), os que cumpriam os principais pré-requisitos para serem contemplados pelo programa. Após essa verificação, chegou-se ao total de 51.444 candidatos aptos a participar do sorteio.

A partir da obtenção do total oficial de candidatos, representantes da Secretaria de Habitação (Sehab) e da Cohab-Campinas definiram a forma como ocorreriam os trabalhos e o regulamento, que foi amplamente discutido interna e externamente, junto a outros órgãos da Prefeitura, e avalizado pela Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Definidas as regras, todos os setores da Sehab e da Cohab-Campinas se mobilizaram para viabilizar o sorteio, por meio de diversas ações:  atualização dos programas para leitura ótica dos cartões com os nomes dos candidatos; confecção e separação de cartões com códigos de barra, que foram divididos entre as categorias de idosos, deficientes e demais cadastrados da Cohab-Campinas, por exigência legal, simulação do sorteio e divulgação tanto do evento como dos nomes dos candidatos aptos através dos portais www.campinas.sp.gov.br e www.cohabcp.com.br.

Dentre as ações relacionadas à preparação do sorteio também se destacam: impressão e plastificação de mais de 500 crachás de identificação para funcionários e convidados do evento; organização de entrevista coletiva, destinada à divulgação oficial do sorteio, lacração das urnas, entre outras providências.

Além de toda essa preparação, nos últimos quinze dias, todos os setores da Secretaria de Habitação e da Cohab-Campinas estiveram empenhados na prestação de informações e esclarecimento das dúvidas sobre o sorteio por telefone, atendimento presencial na Central de Atendimento, Ouvidoria e Serviço de Informação ao Cidadão da Cohab-Campinas, e por meio do trabalho de mobilização junto às lideranças e associações de bairro, realizado pelas coordenadorias setoriais de habitação, vinculadas à Coordenadoria Especial de Habitação Popular (Cehap).

Uma comissão fiscalizadora, formada por servidores da Sehab e por funcionários da Cohab-Campinas, acompanhou todas as fases preparatórias do sorteio, incluindo a lacração das urnas, procedimentos e ações adotados durante o sorteio, para garantir a transparência de todos os atos relacionados aos evento.

Continuidade

A organização do sorteio habitacional ocorrido neste sábado, dia 21 de setembro, faz parte das ações vinculadas ao PMCMV, coordenadas pelo município por meio da Cohab-Campinas e da Sehab, conforme estabelecem a Lei Federal 11.977/2009, que instituiu o programa, e a Portaria 610/2011, do Ministério das Cidades.

Foram aprovadas para Campinas 8.030 moradias no âmbito do PMCMV para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil. Conforme regras do PMCMV, 50%, ou seja, 4.015 do total das unidades aprovadas pelo município, são destinados às famílias moradoras de áreas de risco, no caso de Campinas, pela Sehab. Os outros 50% são definidos através de sorteio do Cadastro CIM.

Existem 8.030 unidades aprovadas. Dessa quantidade, foram indicadas 3.688 famílias de áreas de risco e sorteadas 3.742, portanto, para completar os 50% de indicações, faltam 327 famílias. Dessa forma, justifica-se a quantidade de 327 indicações de famílias de área de risco no Empreendimento Takanos I, II e III. 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural