Notícias

Famílias iniciam fase de ocupação nos condomínios C1 e C2 do Residencial Sírius

Ex-moradores de áreas de risco deixam para trás uma vida de sofrimento

Rita Hennies
06/02/2013

O ano de 2013 nem bem começou e já aponta novos rumos para 280 famílias que estão saindo de suas moradias desde a última segunda-feira, 4 de fevereiro, localizadas em áreas  impróprias, para seus apartamentos no empreendimento Sírius, na região Noroeste.

O sorteio das unidades habitacionais dos condomínios C1 e C2, construídas com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), ocorreu em novembro de 2012 e o processo de mudanças segue até o fim dessa semana.

Os pertences da manicure Léia de Menezes já tinham sido transportados pelo caminhão, mas ela ainda estava na Rua 15, no Jardim Florence II, apenas para dar uma última olhada no local em que sempre morou. “Vai dar saudade, né... afinal de contas foram muitos anos aqui. Mas o que interessa agora é que vamos pra um lugar descente, digno e longe do perigo. Era o que eu mais queria na vida”, comemorou.

Já o aposentado Norival de Almeida tinha voltado à antiga casa da Rua 15, no Florence II, para pegar alguns objetos que havia deixado pra trás durante a mudança, ocorrida na segunda-feira. “Eu nem sei contar quantas vezes a gente passou o maior sufoco aqui, mas agora estamos iniciando uma nova fase. Eu e a minha esposa estamos indo para o Sírius e agora a primeira lição é aprender a viver em coletividade, o resto depois a gente se acostuma”.

Para o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ricardo Chiminazzo, o objetivo da atual Administração é proporcionar cada vez mais moradias dignas às famílias que não vivem em condições ideais. “O prefeito Jonas Donizette nos pediu o maior empenho no sentido de proporcionar meios para atender o mais rápido possível as famílias que tenham renda mensal de até R$ 1.600 e estamos trabalhando para isso. Mas é bom reforçar que a única maneira de se obter uma moradia no município é efetuando um cadastro na Cohab-Campinas”, completou.

 Mudanças e preparação

Entre os 280 contemplados estão famílias que viviam nas mesmas condições e que também estão de mudança para o Sírius, nos bairros São Judas, Jardim Anchieta, Dois de Julho, Três Estrelas, Dic V, Jardim Nova América, Jardim Paraíso, Satélite Íris, 10 de Março, Santa Lúcia, Vida Nova, Shalon, Jardim Mercedes, Jardim Aeroporto, Jardim Yeda, Parque Universitário e Viracopos.

As equipes da Coordenadoria de Ação Social da Cohab-Campinas e da Coordenadoria Especial de Habitação Popular (Cehap), vinculada à Secretaria de Habitação, estão acompanhando a operação, cuja programação é de 25 mudanças diárias.

Todos os moradores da 3ª e 4ª etapas do Residencial Sírius já iniciaram o processo de integração ao condomínio por meio do Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), realizado pela Cohab-Campinas. Durante 12 meses, essas as famílias receberão orientações em diversas frentes, tanto para garantir a boa convivência com os vizinhos quanto para encaminhamento em ações de trabalho e renda e outros. O investimento total do PTTS nestas será de aproximadamente R$ 290 mil.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural