Noticias

Beneficiários do Residencial Sírius começam a fase de mudança

 26/09/2013

As 520 famílias contempladas com apartamentos entre os meses de abril e junho deste ano, no Residencial Sírius, na região Noroeste da cidade, começaram efetivamente a ocupar os apartamentos neste mês de setembro.

Os beneficiários assinaram os contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal nos dias 26, 27 e 28 de agosto e, após os trâmites legais, começam a ocupação definitiva das unidades habitacionais, nos condomínios A4 (Campo das Margaridas), B1 (Campo dos Girassóis) e D1 (Campo das Orquídeas), fase esta que vai se estender até o próximo dia 11 de outubro.

Todos os apartamentos foram sorteados na Administração Jonas Donizette. No total, mais de 2,1 mil unidades habitacionais foram entregues somente em 2013 e os imóveis são destinados a famílias beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) que possuem renda mensal de até R$ 1,6 mil. 

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas, (Cohab-Campinas), Ricardo Chiminazzo disse que é impossível não notar a alegria das pessoas quando elas entram pela primeira vez nos apartamentos. “Este é um momento especial na vida dessas pessoas que, na maioria dos casos, viviam em condições desfavoráveis, mas que agora estão conquistando uma moradia digna. E não vamos parar por aí já que até o primeiro semestre de 2014 deveremos entregar aproximadamente mais duas mil unidades”, destacou Chiminazzo.

O diretor jurídico e comercial da Cohab-Campinas, Ricardo Barbosa, salientou que as famílias continuarão sendo acompanhadas. “Temos uma série de atividades agendadas para contemplar essas famílias com destaque para ações em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e o Poupa Tempo. Nosso objetivo é que essas pessoas se integrem o mais rápido possível à nova rotina, isto é, às regras da vida em condomínio”, completou.

A dona de casa Gislaine Cristina dos Santos estava eufórica. Proprietária do apartamento número 43 no condomínio A4 ela mal conseguia falar. “Olha, eu vivia com meu marido e meus filhos em uma situação muito ruim, mas agora, olhando para esse apartamento, nem dá pra acreditar. É tudo muito bom”, afirmou.

 Trabalho social

Os moradores do Residencial Sírius estão integrados a um Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que é implementado pela Cohab-Campinas. Durante 12 meses as famílias recebem várias orientações,  tais como, noções sobre coleta seletiva de lixo, como funciona a vida em um condomínio, economia doméstica, já que terão de arcar com custos fixos mensalmente, e outras frentes importantes para o dia a dia das famílias, como por exemplo, dicas na geração de emprego e renda.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo financiamento e acompanhamento da execução dos trabalhos enquanto que a Prefeitura, por meio da Cohab-Campinas, tem a função de elaborar o PTTS, disponibilizar profissionais para executar as ações e apresentar relatórios financeiros e de atividades à Caixa.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural