Notícias

Administração entrega mais 240 moradias pelo Programa Minha Casa Minha Vida

 

Rita Hennies
08/04/2013

O prefeito Jonas Donizete participou, na manhã deste sábado, 6 de abril, do sorteio de 240 apartamentos referentes à 8ª fase do Residencial Sírius (Condomínio A4 – Campo das Margaridas). O empreendimento está sendo implementado pela Construtora PDG Goldfarb, na região Noroeste, com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

O sorteio foi organizado pela Prefeitura, por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). O evento, que serviu para que cada família soubesse qual unidade vai efetivamente ocupar, aconteceu na Escola Estadual Professor Elcio Antonio Selmi, no Residencial Cosmos, localizada próxima ao conjunto.

Os contemplados foram hierarquizados no primeiro sorteio voltado ao Cadastro de Interessados em Moradia (CIM), ocorrido em 22 de setembro de 2012, que é administrado pela Cohab-Campinas. Muitas famílias vivem em áreas impróprias da cidade e sairão desses locais diretamente para seus imóveis. Outras, vinham pagando aluguel e aguardavam a conclusão das unidades.

A Cohab-Campinas e a Sehab contaram com o apoio de diversos órgãos municipais para a realização do evento, dentre esses a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sociedade de Abastecimento de Água  e Saneamento (Sanasa), Serviços Técnicos Gerais (Setec), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da Guarda Municipal.

 Muito trabalho e felicidade

O secretário Ricardo Chiminazzo abriu o evento exaltando o trabalho incessante por parte dos servidores da Sehab e dos funcionários da Cohab-Campinas, no processo que envolve a entrega de moradias populares. “Nós lutamos diariamente, senhor prefeito, para cumprir as metas estabelecidas pelo senhor, mas é a família de vocês, pessoal (se referindo aos contemplados) que dá alma a esses imóveis. Vocês acreditaram e estão aqui hoje para realizar esse sonho importante”, destacou.

Já o prefeito Jonas Donizette lembrou os participantes sobre as diversas metas que têm sido cumpridas pelos setores municipais, nesses últimos os três meses da Administração, destacando que um primeiro balanço será apresentado à população  na próxima semana. “E nós não vamos parar. Meu sonho, em termos de Habitação, é um dia não precisar mais fazer sorteio, mas sim ter casas suficientes para entregar a todos que precisam”, salientou.

O vereador André Von Zuben, que representou o presidente da Câmara Municipal de Campinas Campos Filho, disse que o órgão “na figura dos vereadores que apóiam o prefeito Jonas, está empenhado em ajudar a Prefeitura a aumentar ainda mais o número de unidades habitacionais a serem entregues à população”.

Mas quem estava mais feliz do que qualquer outra pessoa, no sorteio, era a monitora Claudia Cristina Casam, que trabalha na área de segurança. Ela é cadeirante e está entre os oito contemplados com apartamentos adaptados, no Sírius. Claudia conta que fez sua inscrição assim que soube que seria despejada da casa onde vivia de aluguel. “Não esperava ser sorteada no ano passado, foi uma grande felicidade. Vou poder criar meus quatro filhos com dignidade, num canto que será só nosso por toda a vida”, comemorou.

Apartamentos
Os apartamentos possuem área total de 42,22m², distribuídos em dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. O condomínio conta com área de lazer e salão de festas e, além disso, dos 240 apartamentos, oito estão localizados em andar térreo, porque são adaptados para idosos e portadores de necessidades especiais. Esses apartamentos têm área total de 45m².

Quando estiver totalmente entregue, o conjunto beneficiará 2.620 famílias, com investimentos da ordem de R$ 136 milhões.

Todos os moradores serão integrados ao Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), realizado pela Cohab-Campinas, durante 12 meses, período em que as famílias receberão orientações em diversas frentes. O objetivo é resgatar a cidadania dos beneficiários do PMCMV, através de um projeto onde as pessoas recebem noções sobre economia doméstica, coleta seletiva de lixo, como funciona a vida em um condomínio, encaminhamento em ações de trabalho e renda e outras iniciativas.

 

Mais informações: Assessoria de Imprensa Sehab e Cohab - Rita Hennies  e Edison Souza – Fones: 3119-9503 / 9523

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural