Noticias

Prefeitura sorteia última etapa do Residencial Sírius

 19/08/2013

A Prefeitura, por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Cp), sorteou no sábado, 17 de agosto, a última fase do Residencial Sírius, composta por 280 apartamentos nos condomínios A1 (Campo das Acácias) e B4 (Campo das Gardênias), implementados pela Construtora PDG/Goldfarb. Com isso, o poder público municipal concluiu o processo de sorteios das 2.620 unidades habitacionais do conjunto, construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, e atingiu a marca de 1.860 moradias sorteadas em 2013.

As 280 unidades são destinadas aos beneficiários já hierarquizados através do sorteio do Cadastro de Interessados em Moradia (CIM), realizado em setembro de 2012. Portanto, o sorteio definiu as unidades que cada família irá ocupar.

O evento aconteceu na Escola Estadual Professor Elcio Antonio Selmi, próxima ao residencial, e contou com as presenças do prefeito, Jonas Donizette; do secretário de Habitação e presidente da Cohab-Cp, Ricardo Chiminazzo; do gerente geral da Caixa Econômica Federal de Campinas, José Augusto Baungart; dos diretores Técnico, Jurídico/Comercial e Administrativo/Financeiro da Cohab, Ana Maria Minniti Amoroso,  Ricardo Barbosa e João Leopoldino, respectivamente, vereadores e secretários municipais. Sanasa, Setec, Emdec, Samu e Guarda Municipal também apoiaram o evento.

O prefeito Jonas felicitou os contemplados pela conquista de um sonho tão importante. “Todos nós precisamos de um motivo para viver. O meu, como prefeito, é fazer dessa cidade uma cidade mais humana, que respeita as pessoas pelo que elas são. Por isso, continuem se esforçando”, ressaltou.

Já o secretário Chiminazzo enfatizou aos beneficiários que a conquista da casa própria também é compartilhada pelos servidores da Secretaria de Habitação e funcionários da Cohab. “Eu gosto de comparar essas entregas com o momento do gol, no futebol, que, para nós, é quando temos a certeza de que nosso trabalho deu certo”, comparou.

Alívio e convívio social

A aposentada Cleusa Rafael dos Santos foi a primeira a ter o nome sorteado pelo prefeito Jonas. Depois de receber o abraço do prefeito, ela destacou o alívio que estava sentindo por finalmente ter conquistado uma casa própria para ela e filho, que é cadeirante. “Meu sonho era morar num apartamento e ter um canto só para gente, porque não é fácil morar de favor na casa de um filho, como era nosso caso, mesmo sendo bem recebido”, confessou.

Os 280 beneficiários serão integrados ao Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), realizado pela Cohab-Campinas, durante 12 meses. Nesse período, receberão orientações sobre economia doméstica, coleta seletiva de lixo, como funciona a vida em condomínio, além de encaminhamento em ações de trabalho e renda e outras.

As famílias também terão noções dos direitos e deveres nas relações familiares e de vizinhança, por meio da orientação prestada pelos profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (3ª Subseção Campinas).
Elas financiarão seus apartamentos em 10 anos, com prestações que variam entre R$ 25 e R$ 80, dependendo da renda familiar.

Entre as famílias beneficiadas pelos sorteios realizados em 2013, 280 já estão efetivamente morando em seus apartamentos. As demais aguardam as fases de assinatura dos contratos habitacionais, de vistoria nos imóveis ou estão iniciando a preparação para a vida em condomínio. Os contemplados também aguardam a instalação dos pisos e revestimentos nas unidades, como solicitou a presidente Dilma Rousseff no primeiro semestre deste ano.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural