Noticias

Cohab-Campinas promove campanha educativa sobre as doenças silenciosas

 

Edison Souza

Ilustração: Giuliano Carlos Augusto

 

A Coordenadoria de Recursos Humanos da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) vai aproveitar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, para chamar a atenção de funcionários, colaboradores e do público que passa diariamente pela companhia para uma doença muito comum, a Hipertensão Arterial.

A Hipertensão também é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha em 2013. O objetivo é motivar as pessoas para que fiquem alerta quanto ao perigo oferecido pelas chamadas “doenças silenciosas”.

Durante todo o mês de abril, será realizada na empresa uma série de atividades educativas com distribuição de folder, cartazes e palestras, sempre com a ideia de promover a conscientização e a mudança de comportamento com relação à saúde física, psíquica e comportamental. Os outros temas abordados na campanha serão diabetes, câncer e mau humor.

Segundo a coordenadora de recursos humanos da Cohab-Campinas, Lairce Aniceto Cardoso da Silva, a empresa se engaja de maneira firme na conscientização das pessoas.“Hoje em dia temos muito mais acesso à informação do que no passado, mas só isso não basta. É preciso realizar campanhas e mais campanhas até que a conscientização e a mudança de hábitos façam parte da rotina”, completou.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS em 7 de abril de 1948, para alertar a todos sobre as principais doenças que cada vez mais atingem a população mundial, em diversas faixa etárias.

Causas

A hipertensão arterial é uma doença multifuncional e pode se manifestar em decorrência de vários fatores como idade, sexo, excesso de peso, sedentarismo, dieta com excesso de sal e fatores hereditários. Outro indicativo é a pressão arterial, pois qualquer pessoa que apresentar índice acima de 12x8, durante várias medições efetuadas ao longo do dia, deve procurar orientação médica pois, segundo a OMS, mais de 9 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas do doença.

A doença pode causar sérios perigos à saúde quando não diagnosticada e tratada corretamente. Os riscos mais freqüentes nestes casos são Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou derrame, como é mais conhecido, infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco), insuficiência cardíaca, impotência sexual e problemas relacionados à visão.

Cuidado sempre

O médico Lísias Nogueira Castilho, diretor clínico do Instituto do Radium em Campinas, faz um alerta para as pessoas que ainda não se deram conta de que a hipertensão arterial é perigosa e deve ser cuidada. Segundo o médico, a doença é democrática, atinge moços e velhos, altos e baixos, homens e mulheres e, uma vez instalada, começa a destruir as artérias por onde o sangue passa, ao que se dá o nome de arteriosclerose. “Qualquer parte do corpo pode ser afetada. Em alguns, as artérias do cérebro são as mais atingidas deixando a pessoa com problemas mentais. Na maioria dos casos o coração, que tem o trabalho de bombear o sangue para todo o organismo, naturalmente sofre mais e quase todos os hipertensos têm lesões no coração”, alertou Castilho.

O assessor de diretoria, Marcelo Ricci trabalha na Cohab-Campinas há quase três anos e descobriu, por acaso, que é hipertenso desde junho de 2010. “Um belo dia eu estava dirigindo meu carro e minha vista ficou embassada. Procurei uma clínica e o diagnóstico foi oclusão da veia central da retina, que é o popular derrame. A partir daí, desenvolvi uma catarata, operei e estou sempre alerta. E ainda faço aplicações regulares no olho direito”, esclareceu. Atualmente, Ricci faz caminhadas diárias, evita o sal na alimentação e toma remédio para controlar a pressão alta todos os dias.

Quem tem mais risco de ficar hipertenso?

Quem consome muita bebida alcoólica
Quem tem hipertenso na família
Quem está com excesso de peso
Quem usa muito sal na alimentação
Quem é diabético
Quem não tem uma alimentação saudável
Pessoas da raça negra

Como tratar a Hipertensão

Evite a vida sedentária. Caminhe mais, suba escadas em vez de usar o elevador
Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas
Tente levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranqüila
Mantenha o peso saudável. Procure o profissional de saúde e peça orientação quanto à sua alimentação.
Compareça às consultas regularmente. Não abandone o tratamento. Tome a medicação conforme a orientação médica.
Tenha uma alimentação saudável
Diminua o sal da comida

Na próxima semana vamos falar sobre o Diabetes. Para mais informações sobre a hipertensão e outras doenças silenciosas, acesse  www.momentosaude.com.br ou www.saude.gov.br.

 

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural