Noticias

Diabetes é o tema da semana, na campanha educativa promovida pela Cohab-Campinas

 

 

Edison Souza

A Coordenadoria de Recursos Humanos da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) promove mais uma atividade, neste mês de abril, visando chamar a atenção de funcionários e colaboradores da empresa para os cuidados que se deve ter em relação ao Diabetes, doença que mata muitos brasileiros todos os anos.
O Diabetes é o segundo tema escolhido para motivar e chamar a atenção das pessoas para o perigo oferecido por mais esta “doença silenciosa” que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge 10% da população mundial. Para alertar sobre o tema, a Coordenadoria de Recursos Humanos da Cohab-Campinas providenciou um folder e alguns cartazes no sentido de sensibilizar as pessoas.
A doença
Diabetes Mellitus é o nome científico de uma doença complicadíssima. Popularmente, é conhecida como “a doença do açúcar no sangue” e , sem tratamento, é causa de distúrbios cardiovasculares, cegueira e insuficiência renal.

Segundo o dr. Lisias Nogueira Castilho,diretor clínico do Instituto do Radium, em Campinas, o Diabetes causa muitos problemas sérios, tais como cegueira, insuficiência renal, impotência sexual, má circulação e perda de sensibilidade e força nos membros inferiores. “Estes são alguns dos males causados pelo diabetes a longo prazo, especialmente os casos que não são tratados de modo correto. O problema maior é que Diabetes não tem cura, somente tratamento. É uma doença crônica que, uma vez adquirida, acompanha o indivíduo pelo resto da vida”, afirmou o especialista.
Bomba Relógio

Todas as pessoas possuem um órgão dentro do abdome chamado pâncreas. Este órgão produz continuamente um hormônio chamado insulina e, graças à insulina, todo o açúcar que produzimos e que comemos não fica acumulado no sangue.

Note-se que o açúcar é importante porque ele penetra em todas as células do organismo para alimentá-las, já que a manutenção da vida depende da energia contida nos diferentes tipos de açúcares. No entanto,quando o pâncreas começa a diminuir a produção de insulina, por qualquer razão, os açúcares começam a ficar acumulados no sangue e as células “passam fome” sem eles. A isto se dá o nome de diabetes. Dito de outra maneira: Se o pâncreas não produz insulina direito, as taxas de açúcar se elevam no sangue.

Dicas básicas

Se você não quer se tornar um diabético procure um médico regularmente e peça a ele exames que verifiquem a dosagem de açúcar no sangue. Se você já é ou está se tornando um diabético, procure também um médico e faça os exames que ele solicitar.
Diabetes é uma doença que provoca sede exagerada, perda rápida de peso, boca seca, tontura, fraqueza e muita vontade de urinar.

Siga alguns conselhos práticos:

Mantenha-se no peso adequado
Elimine os quilos que você conseguiu nos últimos tempos
Fuja do estresse
Faça exercícios físicos regularmente
Evite consumir bebidas alcoólicas
Evite o consumo exagerado de doces e refrigerantes
Ingira o mínimo e açúcar de cana (esse comprado em supermercado)
Prefira o uso de adoçantes

Na próxima semana nosso tema será o câncer.

Mais informações: Assessoria de Imprensa Sehab e Cohab - Rita Hennies  e Edison Souza – Fones: 3119-9503 / 9523

 

 

 

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural