Noticias

Grupo protesta em frente à Cohab e reivindica moradias

 28/08/2013

Um grupo formado por aproximadamente 200 pessoas fez uma manifestação em frente à Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), na manhã desta quarta-feira, 28 de agosto.

Com carro de som, faixas e cartazes, os manifestantes alegavam que o protesto foi organizado para lembrar, segundo eles, a data de hoje que é o Dia Nacional de Luta pela Reforma Urbana.

Segundo os próprios manifestantes, que vieram à Cohab-Campinas com o objetivo de serem recebidos por representantes da Secretaria de Habitação,  eles vivem em ocupações irregulares e alegam que muitos estão cadastrados nos programas habitacionais há muitos anos.

Uma comissão formada por seis representantes da Central de Movimentos Populares (CMP) foi recebida pelo secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ricardo Chiminazzo, pelo diretor jurídico e comercial da Cohab-Campinas, Ricardo Barbosa e pelo representante da empresa para assuntos relacionados às cooperativas habitacionais, José Constantino. De acordo com os líderes da CMP, o grupo representa associações de moradores do Nova Aliança, Campituba, Jardim do Lago, Ipaussurama e também o Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD).

Durante a reunião o grupo fez reivindicações distintas, mas o assunto recorrente foi a necessidade de celeridade nos projetos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

O secretário de Habitação explicou qual é a política habitacional do município e que não existe outra forma de se obter moradia em Campinas, a não ser através de inscrição regular nos programas habitacionais vigentes.

Chiminazzo disse, ainda, que no último dia 15 de julho a Cohab-Campinas selou uma parceria com a Cooperativa Habitacional dos Servidores Públicos (Cohasp) a fim de começar a fomentar a produção de unidades habitacionais por meio de cooperativas. Essa é uma nova opção para o setor habitacional, segundo Chiminazzo, que já está sendo estendida a outras associações e entidades, com a supervisão da Cohab.

“Nós não somos insensíveis às dificuldades enfrentadas pelas famílias, as questões que o grupo apresentou estão sendo equacionadas, mas em habitação não há mágica, pois os ciclos construtivos levam no mínimo dois anos. Claro que os projetos habitacionais não ocorrem na velocidade ideal, mas todos estão em andamento”, salientou ao final do encontro.

O representante da coordenação estadual da Central de Movimentos Populares (CMP), Lúcio Rodrigues, aprovou o encontro. “Foi muito esclarecedor, sob o ponto de vista dos questionamentos que o grupo tinha a apresentar no momento. Mas nós ainda buscamos uma solução definitiva para as dificuldades que apresentamos”.

De acordo com levantamento recente, existem aproximadamente 50 mil inscritos no cadastro da Cohab-Campinas, enquanto que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima em 40 mil unidades o déficit habitacional no município.

Casa Própria

A única forma de se obter moradia em Campinas é através dos programas habitacionais vigentes no município que são o Minha Casa Minha Vida, em parceria com o governo federal, e o Casa Paulista, que conta com recursos do governo estadual destinados a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.

As novas inscrições no Cadastro de Interessados em Moradia (CIM) estão suspensas temporariamente, por ocasião do sorteio agendado para o próximo dia 21 de setembro, mas serão retomadas em breve.

Quaisquer outras informações sobre os programas habitacionais em Campinas podem ser obtidas no www.cohabcp.com.br ou na sede da Cohab-Campinas, à Avenida Faria Lima, número 10, Parque Itália, ao lado do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural