Noticias

Parceria entre Cohab e OAB amplia ações sociais do Minha Casa Minha Vida

 Rita Hennies
03/05/2013

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Ricardo Chiminazzo, e o presidente da OAB-Campinas, Daniel Bilkstein, assinaram um convênio que oficializa a parceria entre os dois órgãos, em cerimônia realizada no auditório da OAB, nesta sexta-feira, 03 de maio. Cohab e OAB agora unem esforços para ampliar as ações sociais do Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), voltadas aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida no município.

O presidente da OAB, Daniel Blikstein, abriu o encontro informando que os profissionais da entidade envolvidos nas comissões de Direitos Humanos e de Ação Social passam a atuar junto aos técnicos da Cohab, nas ações de prestação de informação para a vida em condomínio e de cidadania, previstas no PTTS.

Segundo Blikstein, os advogados vão levar informações aos moradores sobre seus direitos e deveres nas relações de vizinhança e familiares, cumprindo um papel que a entidade já vem assumindo há algum tempo. “Nosso papel hoje é muito maior do que representar uma categoria, temos uma função social. E, para nós, é um prazer e uma honra muito grande fazer parte do trabalho já desenvolvido pela Prefeitura e pela Cohab”, salientou.

Para o prefeito, Jonas Donizette, é justamente desse tipo de iniciativa, por parte da sociedade civil organizada, que a população precisa. “É claro que a responsabilidade de promover serviços e benfeitorias à população é do poder público, mas esse envolvimento social tem sido cada vez mais importante para as prefeituras. Não basta mudar a pessoa do local onde ela viveu, é preciso mudança de hábitos comportamentais para um convívio social mais saudável”.

Chiminazzo esclareceu que os técnicos da Cohab lidam com um público carente de informação, que traz inúmeras questões domésticas ou conflitos que necessitam de orientação mais específica. “Essa parceria qualifica ainda mais o trabalho desenvolvido pela Cohab e a população de Campinas será a grande beneficiada por esse ato que selamos hoje”, ressaltou.

Capacitação no Plano de Trabalho Técnico Social

A OAB também oferecerá capacitação jurídica às equipes de assistentes sociais da Cohab-Campinas e aos síndicos dos condomínios, no sentido de garantir o encaminhamento adequado aos conflitos apresentados pelos moradores.

O objetivo do PTTS é resgatar a cidadania das famílias atendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, por meio da prestação de informações sobre economia doméstica, coleta seletiva de lixo e outras frentes importantes para o dia a dia dos moradores, como o encaminhamento em ações de trabalho e renda. A iniciativa é resultado de um convênio celebrado em janeiro de 2010 entre a Caixa Econômica Federal e a Cohab-Campinas.
localização da cohab campinas
webmail cohab campinas
Horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira:

SERVIÇOS DE COBRANÇA - (CCOB) - 08:00 às 16:30h

ORIENTAÇÕES LIQUIDAÇÕES E FUNDOS - (CLFU)- 08:00 às 16:00h

ORIENTAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - (CSOC) - 08:00 às 14:00h

ORIENTAÇÕES (TRANSFERÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO) CADASTRO E ATUALIZAÇÃO - (CCOM e CSOC) - 08:00 às 16:00h

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - (SIC) - TRIAGEM E INFORMAÇÕES GERAIS - ORIENTAÇÕES FUNDAP/SEHAB - 08:00 às 16:30h


Clicando aqui você terá informações detalhadas a respeito de todos atendimentos realizados pela Cohab.

Atendimento Web
Ouvidoria Cohab Campinas
Informações sobre concurso público
Portal da transparência
Acervo cultural
Acervo cultural